Almir Fernando propõe Unidades Virtuais de Saúde

Possibilitar o acesso a informações através da internet e também aperfeiçoar a comunicação com a população. Foi pensando nisso que o vereador Almir Fernando (PC do B) elaborou um projeto que autoriza o Poder Executivo a criar as Unidades Virtuais de Saúde. A proposta ainda está em fase de tramitação nas Comissões de Legislação e Justiça, de Higiene, Saúde e Bem Estar Social, e de Finanças e Orçamento, onde aguarda emissão dos pareceres.

De acordo com o projeto, as páginas na internet serão utilizadas para divulgar área de abrangência, assim como breve histórico da unidade, imagens e dados epidemiológicos da região; prestar informações sobre o funcionamento, endereço, formas de acesso, telefone para contato, expediente, horários, serviços prestados, equipe local e documentação necessária para atendimento. “A possibilidade do contato do paciente com a Unidade a que está cadastrado sem sair de casa, ou sem depender do atendimento telefônico, traz inúmeras vantagens para as duas pontas do sistema”, defende o parlamentar.

As Unidades Virtuais de Saúde deverão também divulgar eventos e cronograma de atividades; prestar informações sobre outros equipamentos públicos de saúde do município; disponibilizar espaço para que os usuários possam enviar mensagens às Unidades, como dúvidas, críticas e sugestões; viabilizar mecanismos que permitam o agendamento de consultas online, entre outras funções.  “É freqüente a ida do paciente à unidade apenas para marcar uma consulta ou para buscar informações sobre programas, grade de trabalho da equipe médica, atividades dos grupos específicos como hipertensos e diabéticos e sobre as ações básicas de prevenção coordenadas pela Secretaria. Nesse sentido, o acesso a informações através da internet evita deslocamentos desnecessários para obter orientações que poderiam ser obtidas através do acesso à página virtual”, ressalta Almir Fernando.

O projeto estabelece ainda a proibição do uso das páginas para veiculação de propaganda ou publicidade de produtos e a criação de um endereço de correio eletrônico exclusivo para cada Unidade. O parlamentar acredita que essa ferramenta usual de comunicação agiliza a comunicação e gerencia de maneira mais racional os recursos humanos da Unidade. “Conforme relatos de funcionários, muitas vezes, perdem-se horas para buscar uma forma de contato com os clientes, desperdiçando-se um tempo que poderia ser usado em ações mais eficazes de prevenção”.