Almir Fernando quer homenagem a papiloscopistas no calendário municipal

Eles são responsáveis pela identificação humana em vários momentos, como o nascimento, registro civil e a morte. Os papiloscopistas – profissionais que trabalham com a representação facial e com as papilas dérmicas, ou seja, as impressões digitais – foram lembrados na tarde desta segunda-feira (5) na Câmara do Recife pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). Ele fez um discurso em homenagem à categoria e apresentou, na ocasião, um projeto de lei que visa tornar o dia 5 de Fevereiro o Dia Municipal do Perito Papiloscopista.

De acordo com Almir Fernando, já existe na mesma data uma homenagem aos profissionais na esfera estadual – e chegou a vez do Recife prestar também esse reconhecimento. No dia 5 de Fevereiro de 1903, foi publicado o decreto que instituiu o sistema dactiloscópico no Brasil. “Quero parabenizar a todos os papiloscopistas do Estado de Pernambuco. Hoje é comemorado o dia deles no Estado. Encaminhamos um projeto para tornar o dia 5 de Fevereiro o Dia do Papiloscopista aqui na cidade do Recife.”

Em seu discurso, o parlamentar não deixou de destacar a importância dos papiloscopistas no combate ao crime: a identificação criminal, o retrato falado e o levantamento de impressões papilares nos locais do crime estão entre as atribuições desses peritos. “Ao aprovarmos esse projeto, prestamos uma justa homenagem a todos os papiloscopistas, resgatando e construindo uma memória dessa importante carreira.”

Em 05.02.2018, às 16h28