Almir Fernando repercute audiência sobre rezoneamento eleitoral

O rezoneamento eleitoral da capital pernambucana foi tema de um discurso feito pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) nesta terça-feira (3), na Câmara do Recife. As mudanças haviam sido discutidas em uma audiência pública de iniciativa do parlamentar na semana passada. Repercutindo o evento na tribuna do plenário, o vereador se posicionou contra as modificações.

Dentre os pontos destacados por Almir Fernando, estão a extinção de três zonas eleitorais e a concentração do atendimento aos eleitores no Forte das Cinco Pontas. “Há uma resolução do TSE que extingue várias zonas eleitorais. Tivemos as zonas 151, 148 e 103 extintas. Não faz nem dois anos que nós passamos pela biometria, em que foram criadas zonas, e em menos de dois anos, temos a extinção. A economia não justifica. Haverá prejuízos aos eleitores.”

O vereador afirmou que, na audiência, foi esclarecido que não haverá mudanças nos locais de votação. Mas, segundo ele, haverá dificuldades para resolver pendências. “Fui informado que os eleitores continuariam votando nos mesmos locais e que receberiam novos títulos. Além dos prejuízos aos eleitores, os juízes e promotores também serão afetados. Isso vai gerar desemprego. Antes, tínhamos a descentralização dos cartórios. Mas tudo agora passa a ser centralizado. Se não houver orientação, vai ser um grande tumulto.”

Em 03.10.2017, às 16h05