Amaro Cipriano Maguari destaca Atlas da Violência

Durante a reunião plenária desta terça-feira (6), na Câmara Municipal do Recife, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) repercutiu dados do Atlas da Violência, divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O estudo é referente ao ano de 2017 e mostra que dos 20 municípios com maior taxa de homicídios por grupo de 100 mil habitantes, 18 estão nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

O parlamentar lamentou que, entre as cidades mais violentas do país, duas  estejam em Pernambuco: Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, e Vitória de Santo Antão, no Agreste. O vereador também destacou o fato de que o aumento da criminalidade violenta nas regiões Norte e Nordeste está ligado à disputa de facções criminosas pelo controle da rota e escoamento de drogas, além de confrontos entre grupos rivais nos presídios.

“A gente percebe que os governos federais pouco investiram no sistema penitenciário. Eu estive na sexta-feira passada no Cotel e há o problema da superlotação. Faltou e faltam políticas públicas nos presídios, no sistema penitenciário”.

Amaro Cipriano Maguari relacionou as cidades mais violentas, segundo Atlas da Violência:

1 - Macanaú (CE)

2 - Altamira (PA)

3 - São Gonçalo do Amarante (RN)

4 - Simões Filho (BA)

5 -  Queimados (RJ)

6 -  Alvorada (RS)

7 - Porto Seguro (BA)

8 - Marituba ((PA)

9 -  Lauro de Freitas (BA)

10 - Camaçari (BA)

11 -  Caucaia (CE)

12 -  Nossa Senhora do Socorro (SE)

13 - Cabo de Santo Agostinho (PE)

14 -  Marabá (PA)

15 -  Ananindeua (PA)

16 -  Fortaleza (CE)

17 -  Mossoró (RN)

18 -  Vitória de Santo Antão (PE)

19 -  Rio Branco (AC)

20 -  Eunápolis (BA)

 

Em 06.08.2019, às 18h08