Amaro Cipriano Maguari está preocupado com extinção do Nasf

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) repercutiu a recente Portaria número 2.979/ 2019, do Ministério da Saúde. Segundo afirmou o parlamentar, na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta terça-feira (17), a medida muda o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e o financiamento da Atenção Primária da Saúde (APS). “Esta portaria, por supressão do financiamento específico, possibilita a extinção do Nasf em todo o país”.

Ele destacou que entidades de vários estados estão se mobilizando contra essa decisão do governo federal. ”Eu acredito que, pela via do diálogo e da negociação, poderemos evitar perdas com repercussão extremamente negativas à assistência à saúde, não só no Recife, como em todo o país”.

O vereador fez também um apelo ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e ao prefeito do Recife, Geraldo Julio,  para que “analisem de forma ampla todas as condições de benefícios que os Núcleos têm gerado à sociedade”.

Portaria 2.979 - A Portaria  número 2.979 de 12 de novembro de 2019, institui o Programa Previne Brasil que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, por meio da alteração da Portaria de Consolidação número 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017. O documento foi publicado no dia 13 de novembro no Diário Oficial da União.

Em 17.12.2019, às 18h08

registrado em: amaro cipriano