Ambulantes pedem apoio à Câmara do Recife

Uma comissão composta por comerciantes informais do Centro e de outros bairros do Recife foi recebida na tarde desta terça-feira, 8, pelo presidente da Câmara Municipal, Jurandir Liberal (PT), e pelo vice-presidente da Casa, Edmar de Oliveira (PHS). O grupo composto por mais de 10 pessoas, veio solicitar o apoio do Legislativo, junto à Prefeitura, no processo de reordenamento do comércio da cidade e se mostrou satisfeito com o resultado do encontro. Uma audiência pública foi marcada para o próximo dia 24, às 10h, quando serão discutidas as propostas apresentadas pela categoria.

 “Nós vamos intermediar o processo de negociação entre a prefeitura e os comerciantes, porque entendemos que a Câmara é um espaço que deve estar sempre aberto para o diálogo. A última palavra não é nossa, mas vamos contribuir com o entendimento das partes”, disse Jurandir Liberal.  O parlamentar reforçou ainda que o pleito será levado à Comissão de Desenvolvimento Econômico, instalada nesta manhã.  Para o presidente do Sindicato do Comércio Informal de Pernambuco, Elias de França, o encontro sinaliza um avanço por envolver o Legislativo na questão.

 “Solicitamos que a prefeitura suspenda as ações de retirada dos ambulantes até a construção de locais adequados para que eles possam trabalhar”, disse o presidente do sindicato. As propostas apresentadas pela categoria tratam basicamente desse ponto, prevendo a construção de praças de alimentação, por exemplo, para os que trabalham com espetinho, cachorro quente, dentre outros, além de espaços para instalação das barracas que devem ser retiradas da frente das escolas.  “Estamos querendo evitar que mais ambulantes percam seus postos e fiquem sem trabalhar, como está acontecendo com os 120 que foram retirados das Ruas do Hospício e Sete de Setembro”.

O comerciante informal Rostand Costa e Silva, que há 27 anos trabalha em Afogados,  admitiu a necessidade de uma organização também no comércio do bairro e disse que já está elaborando sugestões para apresentar na audiência pública do próximo dia 24.

Em 08.02.11, às 17h23.