Ana Lúcia cobra resposta da CTTU a requerimentos

A vereadora Ana Lúcia (PRB) cobrou respostas a requerimentos de autoria dela dirigidos à CTTU. Segundo ela, o órgão não responde aos vereadores do Recife e "essa dificuldade não é só minha, mas de outros colegas também". A parlamentar ressaltou na tarde dessa terça-feira (18), na Câmara do Recife, que as respostas, quando chegam, são sempre negativas. Ela também criticou a atuação da CTTU durante as últimas chuvas da semana passada, transformando a cidade em um verdadeiro caos. “Não se via um único agente de trânsito. Fiquei presa na Avenida Domingos Ferreira e não havia ninguém para orientar. Crianças mergulhavam para informar a profundidade do local”.

Ana Lúcia lembrou ainda o acidente ocorrido na Agamenon Magalhães, quando um carro avançou o sinal vermelho atropelou e matou uma cadeirante. “O motorista fugiu para livrar o flagrante, se apresentou um dia depois e foi liberado. Não havia um único carro da CTTU ou moto para ir atrás do infrator”.  O vereador Rodrigo Coutinho (SD) disse que estava feliz porque  a Prefeitura anunciou a contratação de mais agentes de trânsito, os amarelinhos, para ordenar a cidade. Mas ele disse que concordava com a colega sobre as respostas dos requerimentos. Ele também não recebeu respostas sobre a sugestão de inverter o trânsito na Herculano Bandeira, no Pina.

Mas Ana Lúcia frisou que "os amarelinhos se escondem atrás de árvores e que em dias de chuva ninguém vê os profissionais atuando. O túnel perto do Riomar não tinha sinalização e pessoas que não moram aqui não sabem que ali enche. Uma pessoa morreu afogada por causa disso. As cartelas de Zona Azul desapareceram do mercado e os carros foram multados. A explicação da CTTU era a de que vai ser eletrônico só que ninguém sabia e não foi implantado. O órgão teve de suspender as multas aplicadas”.

Eriberto Rafael (PTC), líder do governo, disse que "esta Casa é legislativa e todos os vereadores querem ver suas leis aplicadas". Mas alertou que quando há um pardal, uma fiscalização eletrônica as reclamações começam. “De quem é a culpa pela infração do pardal instalado ou do motorista infrator? É preciso bom senso nas reclamações. Com a quantidade de chuvas os amarelinhos não podiam ficar expostos a riscos de toda a sorte e muitos nem conseguiram chegar”.

Eriberto Rafael considerou ainda que as pessoas são favoráveis à flexibilização das leis de trânsito como aumento de pontos nas carteiras, retirada de cadeirinhas para crianças, retirada de fiscalização eletrônica e dos pardais, e isso só aumenta as infrações. "É uma inversão de valores", reclamou.  Ana Lúcia rebateu afirmando que não é favorável a nenhuma dessas medidas e que estava falando do Recife e não do governo federal.

 

Em 18.06.2019 às 17h09.