Ana Lúcia convida para a Campanha do Laço Branco

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) voltou a citar a campanha internacional dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. Na tribuna da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (4), ela fez questão também de destacar que é autora da lei municipal número 18.351/17, que institui no calendário oficial do Recife o Mês de Mobilização de Todos pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Campanha do Laço Branco). O evento traz o mês de dezembro como um mês de mobilização de todos pelo fim da violência contra as mulheres.

Afirmou que o objetivo é  sensibilizar, envolver e  mobilizar todos no engajamento pelo fim desta prática. Destacou que a lei de sua autoria prevê que as atividades sejam desenvolvidas por diversos órgãos. "Encaminhamos ofícios e propagamos os laços brancos para aderir a esta campanha".

Ana Lúcia também lembrou que a Campanha do Laço Branco surgiu  em 1989, na cidade de Montreal, no Canadá, após intensa mobilização daqueles que se colocam contra a violência praticada contra as mulheres. Naquela cidade um homem invadiu uma escola e  matou 14 mulheres, em seguida,  suicidou-se. "Ele deixou uma carta explicando que não suportava a ideia de mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino“, lamentou a vereadora.

A violência contra a mulher, não é apenas física, mas pode ser também psicológica, patrimonial, entre outros tipos. "Quanto mais pautas existirem contra a violência,  melhor. Todas são positivas e devem nos remeter a ações práticas. É preciso  uma reflexão geral das  famílias para saber como estão criando os seus filhos”.

A vereadora também repercutiu a reunião solene que promoveu, na noite desta terça-feira (3), para homenagear gestoras escolares da rede municipal de ensino.  "Foi uma noite memorável", comemorou. Ela disse que foram destacadas todas, sobretudo as  que conseguiram melhorar o Ideb – índice que mede desempenho das escolas – de suas unidades de ensino.   Pontuou que o Recife está longe de ter o Ideb ideal, mas que nem por isso não se deveria homenagear as iniciativas que dão certo e melhoram esse índice.

Em 04.12.2019 às 15h52.

registrado em: ana lucia