Ana Lúcia destaca campanha da ONU de combate à violência contra a mulher

Neste domingo (25), Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a Organização das Nações Unidas (ONU) deu início à Campanha “Pinte o Mundo de Laranja: #MeEscuteTambém”. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na segunda-feira (26), a vereadora Ana Lúcia (PRB) abordou o assunto, exibiu o vídeo da campanha e lamentou os números de feminicídio no país.

A parlamentar chamou a atenção para os 16 dias de ativismo propostos pela ONU e conclamou os seus pares a se engajar neste movimento de combate a violência de gênero. “Quando o assunto é feminicídio, o Brasil, Pernambuco e Recife não têm resposta positiva”, ressaltou a vereadora. “Recife traz uma estatística doente, onde o feminicídio é comum”. Ela se refere aos muitos casos em que a  mulher é  assassinada pela condição de ser mulher.

Mas, um fruto deste ativismo, segundo Ana Lúcia, já está sendo articulado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco. O órgão deve  garantir mais celeridade e implanta, em regime de projeto piloto, o processamento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha. “Toda denúncia será imediata, com prisão daqueles que se dizem companheiros e praticam violência contra nós no ambiente familiar”.

A vereadora lembrou ainda que, no domingo, enquanto se iniciava a campanha mundial contra a violência de gênero, familiares e amigos da engenheira de sistemas Patrícia Cristina de Araújo Santos, se reuniram em um ato por justiça. Ela foi assassinada na Rua Fernandes Vieira, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, após o carro dirigido por seu ex-marido, colidir com uma árvore no lado em que ela estava. Ele é suspeito de ter feito a colisão de forma criminosa.

Os 16 dias de ativismo serão encerrados no próximo dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Em 26.11.2018, às 17h15