Ana Lúcia entrega título de cidadão ao bispo William Brígido

A vereadora Ana Lúcia (PRB) entregou o título de cidadão do Recife ao bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), William Brígido, em solenidade realizada na Câmara Municipal, na manhã desta sexta-feira, 29. O religioso, segundo a vereadora, sempre se destacou pela atuação frente aos projetos sociais voltados aos mais carentes. “Quando se trata dos objetivos mais nobres desta vida, para ganhar, precisamos perder. Não há como seguir em frente para a aventura do inesperado, se não tivermos coragem de renunciar. Uma vida de renúncias diárias é para poucos. Mas essa foi a vida que o bispo escolheu. Quem está recebendo o título de cidadão hoje é um dos homens que investiram no maior bem dessa cidade através de um trabalho árduo e incompreendido, que é a pregação do Evangelho”, disse.

Centenas de fiéis da Igreja Universal lotaram o plenário e as galerias da Câmara Municipal do Recife, sobretudo jovens que são beneficiados pelos projetos que William Brígido incentiva. “Só tem coragem de renunciar pelos que sofrem aquele que já sofreu. Aqui, não falamos de obras de caridade para cumprir protocolo ou para agradar ego, mas de atitudes”, afirmou Ana Lúcia. A solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PSB), também presidente da Câmara, que compôs a mesa com o deputado estadual Ossésio Silva;  a vereadora de Olinda, Denise Almeida; e o bispo responsável pelos trabalhos da IURD em Pernambuco, José Pereira.

William dos Santos Brígido é bispo da IURD desde agosto de 1998. Ele nasceu em 13 de janeiro de 1970, no Rio de Janeiro. Casado com Sueli Lodi Brígido, dois filhos, desde jovem ele esteve engajado nos trabalhos sociais desenvolvidos pela Igreja Universal. Em seu ministério, no ano de 1997, passou a residir no Recife, coordenando projetos como a Associação Beneficente Cristã- ABC, que levava assistência aos mais carentes, por meio da distribuição de alimentos arrecadados e serviços voluntários.

Também esteve à frente dos trabalhos dedicados ao resgate de jovens envolvidos nas drogas, por intermédio do programa “Dose Mais Forte”. Como bispo tem apoiado o projeto “Força Jovem Universal”, em que busca aperfeiçoamento educacional, cultural e intelectual de jovens. “O trabalho da Igreja Universal tem crescido nesse estado e nessa cidade de uma forma grandiosa. São grupos de voluntários nos hospitais, nas unidades de ressocialização de adolescentes, em meio aos moradores de rua, nos presídios, desenvolvendo trabalhos com jovens em situação de vulnerabilidade social, entre outros. É uma vasta atuação, numa instituição que tem uma trajetória de muitas dificuldades e perseguições; e nessa trajetória o bispo William Brígido tem reconhecida a sua participação”, disse a vereadora Ana Lúcia.

Após a entrega da comenda, a esposa do bispo, Sueli Brígido recebeu um ramalhete das mãos de Luana Ferreira. Um vídeo com depoimentos sobre a vida do bispo foi exibido e o deputado Ossésio Silva discursou em seguida. Ele parabenizou e desejou que o bispo seguisse “sua trajetória na construção do Reino de Deus”. Um grupo cultural fez apresentação de dança, antecipando-se ao discurso do homenageado. Foi um discurso cheio de emoção. “Para quem já dormiu no chão, já apanhou na cara, já comeu as sobras dos outros e já ficou três anos na Funabem, estar hoje aqui é uma obra de Deus. Só Deus pode restaurar as pessoas e fazer cumprir o que está escrito”, disse o bispo.

Ele relembrou fatos de sua vida antes de ingressar na IURD e disse que guarda da memória o momento quem que foi abordado por missionários, numa praça pública. Logo em seguida, entrou num templo da Igreja Universal e foi convidado a fazer parte da comunidade. “Foi numa reunião, em 1985. Passado o primeiro ano, fui evangelista, e cheguei ao cargo de pastor. Quando saí do Rio Janeiro, o primeiro Estado onde morei foi Pernambuco. Na época, existiam 19 igrejas e hoje são cerca de 300. Muita coisa mudou, de lá para cá, mas a minha história todos vocês conhecem”, disse o bispo. Ele dedicou o título que acabo que receber à Igreja Universal. Dois hinos, inclusive o oficial da IURD, foram cantados pelo gospel Robin Thomas. A solenidade foi encerrada com o Hino do Recife.

 

Em 29.08.2017, às 12h18.