Ana Lúcia faz defesa de projeto de lei com normas do kartódromo
O projeto de lei estabelece que todos os kartódromos, situados no município do Recife, para o seu funcionamento, ficam obrigados ao cumprimento das normas básicas de segurança. A vereadora considera kartódromo toda e qualquer pista de treinos e corridas de kart. Para a permissão de funcionamento, essas pistas amadoras deverão cumprir, obrigatoriamente, algumas exigências e requisitos como, por exemplo, disponibilizar aos usuários capacete, balaclava, luvas, elásticos para pilotos com cabelos compridos; e macacão especial para amortecer impacto em caso de queda.
A vereadora disse que ocorrem muitos acidentes registrados com os usuários de karts em todo o Brasil. O projeto de lei 212/2019, por exemplo, foi originado a partir de um acidente registrado no Recife este ano. “Foi uma verdadeira tragédia. A estudante Débora Stefanny Dantas de Oliveira, uma jovem de 19 anos, no dia 11 de agosto, teve seu couro cabeludo brutalmente arrancado, depois que seus cabelos ficaram presos no motor do kart, enquanto participava de uma corrida, chegando a ficar em estado grave de saúde”, relembrou.
“Diante de uma ocorrência como esta, nosso município precisa implementar ações eficazes de fiscalização e de controle dos kartódromos, a fim de que não façam mais vítimas, inclusive fatais. Desta feita, não pode o Poder Público ficar inerte, diante da utilização indevida de karts no Recife”, afirmou. Ana Lúcia lamentou , inclusive, que somente após o acidente com a estudante é que as órgãos fiscalizadores despertaram para a falta de segurança nos kartódromos amadores. “Há uma prática de se deixar que os acidentes ocorram, primeiro, para depois tomar as providências”, lamentou. Após o acidente, os dois kartódromos do Recife foram fechados.
Três vereadores pediram apartes à vereadora para declarar voto favorável ao projeto de lei. André Régis (PSDB) considerou que a proposta da vereadora tinha um caráter pedagógico, justamente porque expõe a cultura da prevenção. “Muitas vezes os empreendedores não têm o devido cuidado e a sua proposta apresenta as exigências mínimas para funcionamento dos kartódromos”. O vereador Jayme Asfora (sem partido) considerou que a vereadora Ana Lúcia, que também é presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, mostrou, através do projeto de lei, o quanto essas áreas são interligadas. Renato Antunes (PSC) afirmou que a matéria abordava uma temática importante, propondo uma “regulamentação com equilíbrio, sem inviabilizar o empreendimento”, disse.
Em 11.11.2019, ás 17h52.