Ana Lúcia faz homenagem às mulheres

Para homenagear as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, a vereadora Ana Lúcia (PRB) propôs uma solene com destaque para 46 mulheres, representando todas as outras. Entregou uma placa comemorativa ao dia a cada uma das homenageadas. Fez mais que isso. Um discurso vigoroso pelo empoderamento das mulheres. A solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira (28), no Plenário da Câmara do Recife, local aonde se discutem políticas públicas e leis que protejam os mais necessitados, e é claro, as mulheres que sofrem com a violência praticada em casa, nas ruas e pela sociedade ainda machista.

Para ela, é preciso refletir sobre palavras que definem atitudes que precisam ser levadas a sério, como por exemplo, gratidão, pelo trabalho árduo e incansável que fazem e não recebem um muito obrigado. Outra palavra que ouvimos nas redes sociais é sororidade, que vem do latim “sóror” e quer dizer irmãs, definindo que precisamos apoiar outras mulheres, e recusar competição, rivalidade e hostilidade entre nós.

Isly Viana, editora chefe da TV Clube, frisou que fica feliz quando consegue dar voz às mulheres de comunidades. Para ela, as pessoas poderosas já têm espaço. Também pontuou que para ela mais do que ocupar espaço de poder devemos ocupar espaço de responsabilidade. “Minha referência de jornalismo sempre foi Graça Araújo, que nos deixou, mas também muitas mulheres de comunidades que me representam”.

Luciana Santos, vice-governadora do Estado, ressaltou que a quantidade de mulheres homenageadas revela o quanto é diversa a presença da mulher. Pontuou que as mulheres são maioria e são 44% da população economicamente ativa e esse é um dado para reflexão porque a desigualdade é grande. Tem mais. Dos 12 milhões desempregados no país cerca de 30% são mulheres.

Luciana Santos disse que embora a presença de mulheres em cargos de chefia chegue a 37%, elas ganham 74% menos que homens ocupando a mesma função. E mais, em 85% das empresas mais de 50% das que têm o primeiro filho não voltam ao mercado de trabalho. “Sem falar no número de mulheres mortas por feminicídio onde mais de 60% dos casos acontecem dentro de casa e pelo fato de serem mulheres. Isso precisa acabar”.

A solenidade foi presidida pelo vereador Chico Kiko (PP). Estavam presentes os vereadores Almir Fernando (PCdoB), Goretti Queiroz (PSC) e Hélio Guabiraba (PRTB).

 

Em 28.03.2019 às 18h44.