Ana Lúcia faz voto de menção honrosa a ex-secretária da Associação Nacional de História

Na tarde desta segunda-feira (12), durante reunião plenária, a vereadora Ana Lúcia (PRB) fez um voto de menção honrosa à educadora Katia Marcelina de Sousa, que faleceu aos 57 anos e durante 30 dedicou-se a prática de serviços pedagógicos. “Ela foi secretária da Associação Nacional de História (ANPHU), função da qual se orgulhava muito. E nesse período contribuiu na formulação de iniciativas que possibilitou uma aproximação maior entre os professores da rede pública de ensino do Recife com o debate nacional e internacional no campo historiográfico, em 1995”.

Segundo a parlamentar, Katia de Sousa também participou da elaboração do projeto intermunicipal de escolas de tempo integral, em 2004, com as prefeituras de Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Recife e Olinda. “Sua dedicação era sem tamanho. Ela coordenou junto com professora Roberta Aymar a ação Banco Dez Textos, uma publicação didática de caráter interdisciplinar, para uso alternativo dos educadores no enriquecimento de práticas escolares”.

Ana Lúcia falou que o falecimento de Katia foi repentino e surpreendeu todos que a conhecia. “Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus luz, força e que ele conforte sua família para que possa enfrentar essa imensurável dor com serenidade. Ela foi um símbolo para rede municipal do Recife e, particularmente, remonta-me ao pontapé inicial de todo o trabalho que começamos em 2013. Foi a primeira pessoa do Pedagógico a sentar no gabinete com o caderno de Fundamentos da Política de Ensino. Essa homenagem singela, conta com o apoio e colaboração de Rogério Moraes, em articulação com a professora Renata Jatobá, mais os educadores Alison Silva, Élida Maçaira, Jacira Lamour e Sandra Batista”.

Em 12.06.2017, às 16h52.