Ana Lúcia formula voto de aplauso a alunas que participaram de competição internacional
O trabalho realizado pelas estudantes tem como base o clássico livro ‘Geografia da Fome’, do intelectual pernambucano Josué de Castro. Partindo da obra, elas realizaram uma pesquisa científica sobre segurança alimentar e nutricional no Alto Nossa Senhora de Fátima, do bairro de Vasco da Gama, onde fica a escola em que estudam. Thays, Rayane e Jéssica, que acompanharam a votação do requerimento de Ana Lúcia das galerias da Câmara, receberam certificados da vereadora.
“A temática que levou a escola a romper fronteiras é uma temática que envolve todos: a questão da fome. Essas estudantes, com a professora e toda a equipe pedagógica, desenvolveram um projeto focado nesse tema. O Brasil saiu do mapa da fome, mas sabemos que ela ainda é uma realidade, sobretudo nos bairros periféricos”, disse Ana Lúcia.
Ela ressaltou os resultados da pesquisa e não deixou de frisar a importância da merenda escolar. “Existe uma relação entre emprego e renda e a quantidade e qualidade dos alimentos consumidos. O estudo evidencia casos de fome crônica e oculta na comunidade pesquisada. Abrimos um parêntese para falar como é importante a qualidade da merenda.”
Em um aparte, o vereador Ivan Moraes (PSOL) defendeu a valorização do pensamento científico no atual cenário ideológico do País. “Vivemos um momento difícil. O Brasil de 2019 é uma eterna disputa entre a caminhada civilizatória e o obscurantismo. A religião precisa ser respeitada no lugar dela, mas o conhecimento humano tem um papel decisivo. Gostaria de incentivar essas alunas e professores para que continuem pesquisando e questionando.”
Já o vereador Almir Fernando (PCdoB) falou sobre demandas da comunidade pesquisada pelas estudantes. “Conheço a escola, é minha vizinha. Esse foi um trabalho desafiador, feito em uma comunidade muito carente. Quero parabenizar a todos os alunos e professores, orientadores, gestores. Aproveito a oportunidade para reivindicar: aquele local precisa de cobertura de saúde, de um novo acesso [viário].”
O vereador André Régis (PSDB) elogiou a escolha de ‘Geografia da Fome’ como fonte de apoio do trabalho acadêmico. “É um livro extremamente denso, uma crítica profunda ao poder destrutivo da monocultura da cana do Nordeste. Foi um livro que me marcou profundamente. Josué de Castro é um cientista que tem, por meio desse trabalho, sua obra resgatada. É de se parabenizar essa escolha e por trazer de volta uma obra que se tornou obrigatória em qualquer faculdade do mundo que trate da fome.”
Em 02.07.2019, às 18h37