Ana Lúcia homenageia gestores escolares

Elas e eles são lideranças de equipe, conciliam o trabalho pedagógico com o administrativo nas unidades de ensino e destacam-se pela difícil tarefa de contribuir para com um bom ambiente para os professores, alunos e demais colaboradores das instituições de ensino. Gestores escolares receberam homenagem da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que realizou reunião solene na Câmara Municipal do Recife, para lembrar o Dia do Diretor de Escola. A data, que celebra o profissional responsável pelas decisões da escola, é 12 de novembro, mas por uma questão de pauta nos trabalhos legislativos foi comemorada na noite desta terça-feira (3).

A vereadora Ana Lúcia, que também é professora e foi dirigente de escola pública, afirmou, na abertura da solenidade: “Educação é uma pauta que une pessoas de todos os posicionamentos, de todas as posturas e de todas as crenças. Com unanimidade, todos reconhecem a importância do tema. Mas fazer educação de qualidade, no contexto social atual,  é um desafio diário, para poucos e poucas, chegando a ser um tipo de heroísmo próprio de pessoas apaixonadas pelo progresso dos alunos. E esse é o objetivo que nos une, que nos fortalece em meio a tantas dificuldades, e que não nos impede de parar no meio do caminho”.

A reunião solene foi conduzida pelo vereador Aerto Luna (PSB), primeiro vice-presidente da Câmara Municipal. A mesa foi composta pelo secretário Executivo de Coordenação Geral da Secretaria de Educação, Francisco Luiz dos Santos, que também é presidente do Conselho Municipal de Educação do Recife; a representante dos Gestores Escolares no Conselho Municipal de Educação do Recife, Viviane Freitas; e a diretora-executiva de Gestão de Rede (Degre), Maria Costa. A vereadora Ana Lúcia representa a Câmara no Conselho Municipal e é presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.

A parlamentar fez um reconhecimento aos profissionais de educação que são gestores: “Só quem está no dia a dia das escolas sabe o que enfrenta, pois todos os dias é preciso fazer uma escolha, entre a acomodação e a reação. E é preciso apelar para a criatividade, para resolver uma diversidade de problemas próprios daquele universo. Precisamos reconhecer o valor da contribuição daqueles que dedicaram à educação uma vida inteira, ou partes significativas de suas vidas, com excelência, com ética, com compromisso, e com tantas outras virtudes que estão em falta atualmente em nossa sociedade. É dessa forma que trabalham muitos gestores e gestoras da nossa Rede Municipal de Ensino que estão aqui nessa noite”.

Ana Lúcia afirmou que os gestores e gestoras escolares, e demais profissionais da educação, “são pessoas que trabalham pelo maior bem que o ser humano pode ter, pela força motora das grandes transformações sociais, que minimiza a exclusão e os níveis de desigualdade”. Esses profissionais, disse a vereadora, enfrentam a desvalorização da profissão, os baixos salários, problemas de saúde, as mais variadas formas de descaso, mesmo assim “prestam uma contribuição que não se pode mensurar, e que interrompe, muitas vezes inclusive, a trajetória que levaria muitas pessoas a uma vida à margem da sociedade, sem nenhuma esperança e sem nenhuma perspectiva de vida. Por isso, merecem o reconhecimento por tudo que conseguem realizar”.

Através dos gestores, a vereadora afirmou que estava homenageando também as escolas, sobretudo as que tiveram melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica  (Ideb). “Mas a homenagem se estende a todos que fazem parte da  comunidade escolar em nossa cidade, pois sabemos que educação de qualidade se faz com muitas mãos, desde aquela que abre o portão da escola, a que serve a merenda, a que escreve no quadro, todos e todas, ainda que não entendam esse processo, fazem parte desse trabalho em conjunto que tem como meta oferecer educação de qualidade. E embora estejamos ainda longe de ver se tornar realidade o sonho de que toda a nossa população tenha acesso à educação de qualidade, temos disposição para lutar por esse sonho”, disse.

Após o discurso, a vereadora Ana Lúcia entregou placas comemorativas aos gestores de escolas que tiveram o melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2018. Foram dez homenageados, sendo os gestores das cinco primeiras escolas dos anos iniciais e os gestores das cinco primeiras escolas dos anos finais. Em seguida, a cantora Daiana Rhister fez apresentações artísticas.

O presidente do Conselho Municipal de Educação do Recife, Francisco Luiz dos Santos, que também é secretário Executivo de Coordenação Geral da Secretaria Municipal de Educação disse que, quando o Poder Legislativo homenageia os gestores, atinge toda a comunidade escolar. “O Recife tem 312 gestores escolares por meritocracia. Todos eles estão sendo homenageados, assim como os 93 mil estudantes e os seis mil professores. Afinal, o gestor é o representante máximo da comunidade escolar”. Na solenidade, o professor representou o secretário Municipal de Educação, Bernardo D’Almeida.

A representante dos Gestores Escolares no Conselho Municipal de Educação do Recife, Viviane Freitas, agradeceu pela homenagem. “Para nós, gestores, esse momento é simbólico e uma honra muito grande. Afinal, é um reconhecimento do nosso trabalho, da nossa dedicação, do nosso compromisso para com a escola”, afirmou. Segundo ela, antes do mandato da vereadora Ana Lúcia, os gestores escolares jamais foram homenageados pelo Legislativo Municipal. “Há três anos consecutivos, recebemos esta homenagem na data comemorativa do Dia do Diretor de Escola”.


Em 03.12.2019, às 20h20.

registrado em: ana lucia