Ana Lúcia pede federalização da eleição dos conselheiros tutelares

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) sugeriu que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) federalize os futuros pleitos para escolha dos conselheiros tutelares. “Vimos um festival de desorganização nas eleições de domingo e a partir da federalização, a votação ocorrerá com mais estrutura e organização”, defendeu, na reunião ordinária desta quarta-feira (9), após o anúncio oficial do resultado das eleições de domingo (6).

Para a vereadora, as eleições não podiam ter sido coordenadas pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). “Dias antes eu estive na sede do conselho e pude testemunhar a desorganização e a falta de estrutura para a realização do pleito”, disse. Ela afirmou que  o processo também não poderia ocorrer com a parceria da Prefeitura do Recife, através das secretarias municipais. “Foi um processo primitivo e arcaico”, criticou.

Ana Lúcia identificou que todo processo, desde a divulgação do edital para inscrição dos candidatos, até as ocorrências do dia da votação, foi marcado pelas irregularidades. “Tudo o que ocorreu foi igual ao processo eleitoral de 2015, pois eu tive o trabalho de pesquisar e vi em todos os jornais. Essa eleição foi igual ou pior em comparação com aquele pleito. Por isso, essa casa legislativa tem que se comprometer com as próximas eleições do Comdica, para que tenhamos eleições com mais qualidade nos próximos quatro anos”.

De acordo com Ana Lúcia quem saiu perdendo com a desorganização das eleições foi a democracia. “Eu vi gente dizendo, por causa do processo doloroso, que a eleição para escolha dos conselheiros tutelares devia acabar. E eles serem escolhidos através de concurso público. Eu sou contra as propostas escusas e continuo defendendo os processos democráticos”, disse.


Em 09.10.2019, às 16h27.