Ana Lúcia pede voto de aplauso para escola sustentável
A vereadora informou que o protótipo feito com garrafas pets e cabos formaram uma rede capaz de reter a quantidade de resíduos sólidos depositados no canal. A ideia, segundo ela, surgiu da necessidade do bairro que estava adoecendo com o lixo. “Orientados por quatro professores, eles iniciaram as pesquisas em 2015. Com a ajuda da Emlurb, a Ecobarreira foi implantada”.
Ana Lúcia anunciou que o projeto vai contar com o apoio da Prefeitura do Recife, através da Emlurb, e já conquistou primeiro lugar na Feira de Conhecimentos do Recife em 2018 e foi credenciado para a feira de ciência e tecnologia no Paraguai, no segundo semestre deste ano.
Ivan Moraes (PSOL) ressaltou que é um privilégio essas crianças estarem estudando, uma vez que mais de mil estudantes não conseguiram matrículas na Rede Municipal. Ele que sabe que não é fácil desenvolver projetos como este. "Vocês ousaram e mostraram que é possível fazer. Espero que a Secretaria de Meio Ambiente dê escala a esse projetos ampliando para outras". Goretti Queiroz (PSC) lembrou que o mandato dela é voltado para as questões ambientais e por isso ficava feliz em ver a escola preocupada com o meio ambiente. "O melhor lugar para esse aprendizado é a escola".
André Régis (PSDB) acha que é necessário reconhecer o projeto não pela vaidade de quem fez, mas porque isso gera movimento positivo em outras escolas, melhorando a qualidade de vida. "Tenho uma lei aprovada Selo Escola Verde que poderia ser entregue a esta, aliás poderia ser a primeira escola a receber a distinção". Jayme Asfora (Sem Partido) também parabenizou os alunos e a equipe pedagógica. "Gostaria que os professores ganhassem o que um Procurador ou Juiz recebem. Faltam projetos para a educação no país e nesse governo especialmente".
Em 01.07.2019 às 18h12.