Ana Lúcia propõe campanha de preservação do patrimônio escolar

Instituir a Semana Municipal de Conscientização e Incentivo à Preservação do Patrimônio Público Escolar. É esse o objetivo do projeto de lei nº 349/2017, de autoria da vereadora Ana Lúcia (PRB), que se encontra em tramitação na Câmara do Recife. Caso seja aprovada, a campanha passará a constar no Calendário Oficial de Eventos da Secretaria Municipal de Educação, devendo ocorrer anualmente.

De acordo com o projeto, a Semana busca “esclarecer, orientar, alertar e conscientizar sobre a importância da proteção e preservação do patrimônio público escolar.” Para a sua realização, poderão ser desenvolvidas palestras e campanhas educativas, além de atividades didáticas e práticas – sempre com o fim de promover a conscientização para a preservação do patrimônio escolar. Segundo a proposta, devem receber atenção as consequências legais da depredação e da pichação desse patrimônio.

Cartazes, concursos, mutirões de limpeza e ações de incentivo ao trabalho voluntário nas escolas são alguns dos instrumentos descritos pelo projeto que devem compor as atividades da Semana Municipal. A matéria prevê, ainda, que o evento poderá ser realizado por meio de convênios e parcerias com órgãos públicos e entidades sociais.

Na justificativa do projeto, Ana Lúcia explica que a destruição do patrimônio desloca recursos que poderiam ser empreendidos de outra forma. “As escolas da cidade do Recife estão cada vez mais depredadas, com banheiros precários, portas destruídas, más condições de higiene, pichações. A prática de vandalismo e destruição do patrimônio pública não afeta apenas a unidade escolar, e sim a todo serviço público. Trata-se, então, de investir na prevenção para o equilíbrio das contas públicas e uso do dinheiro público para outros fins.”

Em 09.01.2018, às 9h38