Ana Lúcia propõe capacitação das mulheres

Desenvolver ações educacionais e organizacionais que fomentem a qualificação e a formação contínua de trabalhadoras nas mais diversas áreas de atuação profissional, ampliando a capacidade de acesso da mulher ao mercado de trabalho. Esse é o objetivo dos Centros de Profissionalização da Mulher, que serão implantados nos espaços do COMPAZ, se depender da vereadora Ana Lúcia (PRB). A parlamentar é autora do Projeto de Lei Nº 74/2017, em tramitação na Câmara e que já recebeu parecer favorável das Comissões de Finanças e Orçamento; Educação, Cultura, Turismo e Esportes; e Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania.

O projeto estabelece que os Centros de Profissionalização da Mulher deverão desenvolver cursos adequados à vocação socioeconômica do município e, preferencialmente, voltados para setores nos quais a presença da mulher no respectivo mercado de trabalho ainda não seja numericamente significativa; estimular parcerias com empresários locais para absorção da mão de obra qualificada; e atender mulheres com idade acima de 16 anos, entre outros.

Ana Lúcia lembra que o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres é fruto do diálogo entre governo e sociedade civil e um instrumento para reforçar a participação social, sobretudo das mulheres, tendo como um dos princípios orientadores a busca por autonomia das mulheres. “Com relação ao mercado de trabalho, um dos objetivos do projeto é promover a igualdade no mundo do trabalho e a autonomia econômica das mulheres urbanas e do campo, considerando as desigualdades entre mulheres e homens, as desigualdades de classe, raça e etnia”, destaca a vereadora.

Em 24.01.18, às 12h28.