Ana Lúcia repercute audiência sobre tráfico de pessoas

A campanha Coração Azul, denominada pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como lema alertar para o tráfico de pessoas no mundo, cuja data de celebração é 30 de julho. O evento mereceu a realização, na manhã desta segunda-feira (05), de uma audiência pública na Câmara do Recife, proposta pela vereadora Ana Lúcia (PRB). Ela convidou diversas pessoas ligadas à causa para discutir o tema e sensibilizar a sociedade. Alertou que as mulheres são o principal alvo desse tráfico de pessoas. “Elas são aliciadas e levadas para executar “trabalhos” em outros estado e países, no entanto, acabam sendo escravizadas”.

A vereadora também alertou que a maioria é traficada pelos próprios familiares e amigos que propõem sonhos, que quase sempre terminam em prostituição e escravidão. Muita delas têm seus documentos confiscados e recebem só passagem de ida. “Nesse meio há ainda o tráfico de órgãos, muito comum”.

Ana Lúcia convocou a bancada feminina da Câmara do Recife para se mobilizar pela criação de um nucleio de combate e enfrentamento ao tráfico de pessoas, a exemplo do que existe em Ipojuca. Lembrou ainda que o tráfico de pessoas se dá mais internamente do que para o exterior. “Trata-se de crime tipificado pela lei 13.344/16”.

Aline Mariano (PP) disse que o Recife já deveria ter seu próprio núcleo de enfrentamento e exortou as colegas vereadoras a pressionarem os 27 deputados federais da bancada pernambucana e os deputados estaduais para que destinem emendas impositivas para criação desse equipamento. “Peço que a colega Ana Lúcia traga o assunto para ser discutido na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher para alavancar as discussões, dando mais visibilidade ao tema".

 

Em 05.08.2019 às 17h52