Ana Lúcia repercute campanha Setembro Amarelo

Um período para tratar da prevenção ao suicídio e fomentar a conscientização sobre o tema. Essa é a ideia que sustenta o Setembro Amarelo, campanha que toma conta do debate público neste mês. Na Câmara do Recife, o assunto foi levado à tribuna pela vereadora Ana Lúcia (PRB), nesta terça-feira (2).

Em seu discurso no plenário, a parlamentar citou dados que indicam a gravidade social do suicídio. “Às vezes, não achamos que fazem parte do nosso convívio pessoas que cometem suicídio. Mas 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo anualmente. A cada 45 minutos, no Brasil, um brasileiro tira sua própria vida. Esse número já deveria ser suficiente para estimular ações, mobilizações e políticas públicas para combater essa prática tão danosa para as famílias.”

Ana Lúcia destacou, ainda, que é preciso encarar o problema sem tabus para compreendê-lo – e ajudar efetivamente quem precisa. Ela é autora do projeto de lei nº 211/2019, que busca instituir no Recife a campanha de prevenção ao suicídio e à automutilação ‘Pare! Não faça mal a você.’ “O suicídio é um tema complexo. Ninguém se mata por um único motivo. Às vezes, quem está ao nosso lado precisa do nosso ouvido. Permitir que as pessoas desabafem sem julgamentos nem frases prontas é importante.”

Em 02.09.2019, às 16h13