Ana Lúcia repercutiu Projeto sobre carteira de vacinação nas escolas

O Projeto de Lei 177/2018, de autoria da vereadora Ana Lúcia (PRB), aprovado em segunda discussão hoje (18) na Câmara do Recife, determina que as escolas da rede municipal deverão exigir dos pais dos alunos a carteira de vacinação em dia. A vereadora considera que esta é uma forma de conscientizar os pais da necessidade de proteger os filhos e mais ainda, ampliar a cobertura vacinal.

Ela argumenta que a vacina é da maior importância para a vida das crianças, especialmente porque no ambiente escolar há muita disseminação de doenças, que podem ser evitadas. “A convivência entre adultos e crianças nas escolas reforçam a proliferação de doenças. A cobrança pela escola vai ajudar na conscientização dos pais sobre a necessidade de vacinar os filhos, para que não fiquem vulneráveis”.

O vereador Renato Antunes (PSC) elogiou a proposta e disse que procurou contribuir com o PLO elaborando uma emenda, ampliando a ação do projeto. Segundo ele, a emenda determina que as escolas privadas também sejam obrigadas a exigir dos pais a carteira de vacinação, aprimorando a proposta. “Nas últimas campanhas houve cobrança do Estado para que os pais levassem seus filhos para aumentar a cobertura, mas em alguns casos essa cobertura deixou a desejar, e não por culpa do poder público. A população não compareceu”.

O vereador acha que a exigência poderá criar a cultura de vacinar os filhos, porque também é responsabilidade da família exercer esse papel, e não do Estado. “A proposta da colega não contemplava as particulares e por isso fiz a emenda”.

 

Em 18.12.2018 às 18h09.