Ana Lúcia traz o Balé Popular do Recife para a Câmara

A importância de um dos mais tradicionais grupos de dança de Pernambuco, o Balé Popular do Recife, foi destacada na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta terça-feira (18), pela vereadora Ana Lúcia. Ela lembrou os 40 anos de criação, as dificuldades enfrentadas pelos integrantes e a lei municipal de sua autoria, número 18.470/2018 que considera o Balé Popular do Recife Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. No final da tarde, o grupo apresentou o espetáculo Baile do Menino Deus, no pátio externo da Casa.

A parlamentar enalteceu os integrantes. “Esses meninos e meninas são verdadeiros heróis da resistência. Levam a cultura nordestina a todo o país e ao exterior”. De acordo com ela, os obstáculos já enfrentados contemplam a  ausência de pautas e aluguéis  atrasados,  após o prédio ter sido destruído por conta de um incêndio, no ano de 2009. Mas, a vereadora ressaltou que com a aprovação da lei, algumas mudanças já começaram a ser vivenciadas pelos integrantes.

Ana Lúcia afirmou que o grupo começou a ter garantia de uma pauta mensal e em breve terá uma nova sede no bairro do Recife Antigo. “Esse assunto precisa sempre ser tratado com respeito e com carinho”.

Ela  lembrou que o grupo faz parte do imaginário e da vida de muitas pessoas. “Quem aqui não teve na juventude um amigo ou uma amiga que fez aulas com o Balé Popular do Recife?”, perguntou. Fez questão de lembrar ainda que  o primeiro espetáculo que assistiu na vida, foi a uma apresentação do Balé no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Espetáculo na Câmara – O Balé Popular do Recife fez uma apresentação do Baile do Menino Deus no pátio externo da Câmara Municipal do Recife, no final da tarde desta terça-feira (18). O espetáculo foi aberto ao público e  realizado  a convite da vereadora Ana Lúcia para celebrar o Natal.

 

Em 18.12.2018, às 18h27