André diz que equipe dele foi impedida de entrar em escola
Carlos Gueiros (PTB) questionou o colega se ele havia sido impedido ou a equipe dele. Gueiros explicou que a Lei Orgânica garante ao vereador a livre entrada, mas o livre acesso é apenas para os parlamentares e não se estende a equipes. André disse que não estava presente, mas já havia sido impedido de entrar em outras escolas nesta mesma gestão. “Não trabalho sozinho, tenho equipe que trabalha comigo”.
Gilberto Alves (PTN), líder do governo afirmou que nenhum parlamentar jamais foi impedido de entrar em qualquer órgão, ou deixou de fazer qualquer fiscalização. “Todos têm garantido o direito de fiscalizar. No entanto, a equipe deve buscar autorização”. Sobre a propaganda Gilberto Alves enfatizou que tudo o que é mostrado é real. Segundo ele, os tablets, a robótica, o fardamento, tudo isso é verdadeiro. “Nas últimas décadas e em gestões anteriores não vimos mudança significativa no padrão educacional. Nossa gestão está mudando essa realidade com escolas integrais e equipamentos de ponta”.
Raul Jungmann (PPS), líder da Oposição, defendeu a prerrogativa do vereador e da Casa legislativa, de fiscalizar os atos da gestão. “A fiscalização serve para aprimorar a qualidade do ensino e disso não se pode abrir mão”. Vicente André Gomes (PSB) lembrou que é preciso tempo para se restaurar a educação com qualidade. “Temos cinco escolas no Estado em tempo integral. Houve problemas com fardamento no início da gestão, já corrigido. Há muito que fazer e estamos fazendo”. Priscila Krause (DEM) rebateu a informação da escola integral, que segundo ela, começou há mais de 15 anos. “Estamos discutindo uma questão municipal, mas os colegas parlamentares estão eleitoralizando o debate e esse é um caminho ruim. Estamos falando de qualidade de ensino, da equipe que foi impedida de entrar e não sobre gestões ou partidos”.
Jairo Britto (PT) frisou que a melhora do ensino era patente desde as gestões do PT e que é preciso trazer outras variáveis para debater seriamente. Henrique Leite (PT) enfatizou que o PT destruiu uma prática de outras gestões, ruim como as escolas comunitárias que atendiam interesses de determinados políticos. Jurandir Liberal (PT) discordou das críticas feitas ao PT sobre a condução da educação, mas concorda com André Régis que os vereadores não podem ser impedidos de fiscalizar. “Os problemas da educação se arrastam há décadas no país e passaram por muitas gestões”.
Em 05/07/2014 às 17h43