André Ferreira cobra atenção da PCR aos requerimentos

Pela proximidade com a população, os vereadores recebem demandas que são encaminhadas à Prefeitura Municipal em forma de requerimentos para realização de obras nas comunidades. “Mas o que temos visto é a falta de prioridade no atendimento a esses pleitos”, denunciou o vereador André Ferreira (PMDB) na reunião ordinária desta quarta-feira, 26.

Ele apresentou em plenário dois requerimentos encaminhados pelo seu gabinete, em novembro de 2010, à Empresa de Urbanização do Recife (URB), solicitando a execução de obras de contenção e drenagem no Alto José Bonifácio e no bairro de Água Fria, ambos na Zona Norte. “A resposta que recebi foi de que apesar de os locais serem considerados de alto risco, as obras não são prioridades”, afirmou.
 
Para apresentar esses requerimentos e exigir uma explicação sobre as prioridades das obras em áreas de morros do Recife, o vereador disse que marcou uma audiência com a presidente da URB, Débora Vieira Mendes. Será na próxima semana. “Uma das obras solicitadas foi para construção de muro de arrimo na Travessa Barra Seca, que fica no Alto José Bonifácio; a outra obra foi na Rua Barão de Lucena, em Água Fria. São localidades que a própria Codecir reconhece como sendo áreas de risco. Mas, preciso saber o que é prioridade para a Prefeitura do Recife?”, questionou. Ele disse que, por falta de critérios, a equipe técnica das pessoas que compõem as secretarias “deixa a desejar”.
 
O vereador Sérgio Magalhães (PSD) pediu um aparte e disse que a falta de prioridades revela “a incompetência da Prefeitura do Recife diante os problemas nos morros”. Ele questionou: “Será que vamos esperar o velório de futuras vítimas, para que as obras sejam prioridade?”

O líder do governo na Câmara Municipal do Recife, vereador Luiz Eustáquio (PT), disse que pelo fato de a Prefeitura não ter atendido a dois pleitos do vereador André Ferreira “não quer dizer que ela não está trabalhando”. Segundo ele, antes da gestão do PT havia 10 mil áreas de risco no Recife. Com a gestão de João Paulo, foi reduzida para 6 mil. “A partir de João da Costa este número foi reduzido ainda mais para 3 mil áreas”, disse.
 
Também da base do governo, o vereador Almir Fernando (PCdoB) disse que a Prefeitura do Recife vem trabalhando com a participação popular através do Orçamento Participativo.  “Infelizmente a PCR não tem condições de realizar as solicitações dos parlamentares. A Prefeitura fez opção pelo trabalho com a população”’, disse.

Estéfano Menudo (PSB) elogiou a forma como o prefeito João da Costa vem gerindo a Prefeitura do Recife. “O vereador André Ferreira faz referência a uma ação, a uma coisa pontual. Não podemos aceitar a generalização”, disse.

O vereador Jairo Brito (PT) também entrou em defesa da Prefeitura. “O prefeito João da Costa foi o que mais construiu escadarias na Zona Norte do Recife”, garantiu.

Em 26.10.11, às 18h59.