André Régis comemora 70 anos de criação do Estado de Israel

Três anos após o holocausto e sob a liderança de David Bem Gurion, há 70 anos, em maio de 1948, era fundado Estado de Israel. O mais curioso é que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, que reconheceu o ato de criação desse Estado, foi presidida pelo brasileiro Osvaldo Aranha. Proposta pelo vereador André Régis (PSDB), a reunião solene em homenagem à passagem da data aconteceu no plenário da Câmara do Recife, na noite desta segunda-feira (21). “Sua criação é considerada pelos judeus como realização da grande profecia. Realização do desejo do povo judeu depois da diáspora e de perseguições seculares”.

Para o parlamentar autor da proposta, o Estado Israelense mostra dimensão de potência tecnológica, com economia exibindo taxas elevadas de crescimento, apesar dos escassos recursos naturais, porém apoiado no desenvolvimento tecnológico. Segundo ele, a consolidação institucional do Estado Israelense foi obra política, baseada na envergadura de seus líderes como Golda Meir, uma das fundadoras e ex primeira ministra. Também cabe distinguir Yitzhak Rabin, ex primeiro ministro e modelo de equilíbrio político.

André Régis ressalta que 70 anos é uma data expressiva para o povo judaico se regozijar. “O êxito de Israel não ocorreu apenas no plano jurídico institucional. O país avançou na qualidade dos indicadores sociais. E faz parte do seleto grupo de 33 países que se distingue por alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O parlamentar salientou que Recife tem laços fortes com a comunidade judaica mundial, especialmente a americana, lembrando que a primeira Sinagoga judaica se encontra aqui e foi transferida para Nova Iorque.

Sonia Sette, presidente da Federação Israelita de Pernambuco, ressaltou a importância da comunidade em Recife, lembrando do tempo dos holandeses quando foi construída a primeira Sinagoga, fechada após o período holandês. “Sugiro que esta Casa proponha um projeto que torne Recife cidade irmã de Herzlya, cujas características são bem parecidas com as daqui, uma cidade que tem, inclusive, um polo digital”.

Eduardo Marques (PSB), presidente da Casa, disse que vai apoiar a iniciativa de tornar Recife cidade irmã de outra cidade em Israel.

Em 21.05.2018 às 19h54.