Vereador comenta índices do Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. E de acordo com o Ministério da Educação, Pernambuco superou já em 2013 o Índice projetado para 2015 no ensino médio estadual. A notícia levou o vereador André Régis (PSDB) à tribuna hoje,8, para comentar os resultados.

“Estamos acompanhando o noticiário voltado ao festejo em termos de Ideb na educação pública estadual. Mas a notícia que trago não é boa: o estado melhorou, mas o Recife não. Recife não conseguiu alcançar a meta, onde  saímos de 4.1 para 4.3. No ensino fundamental 2 saímos de 2.9 para 3.2, o que faz com que o Recife não tenha atingido, sequer, a meta do Ministério. Enquanto Pernambuco bate a meta e avançou rapidamente, o Recife não acompanhou a mesma trajetória evolutiva. Se continuarmos com o mesmo ritmo, atingiremos a cidade de Florianópolis, por exemplo, no ano de 2025”, disse.

O parlamentar ainda lembrou que o custo individual da educação no Recife é considerado alto e parabenizou os resultados da Escola Abílio Gomes. “O índice foi verificado nos 6 meses da atual gestão e estamos aqui, na tribuna, alertando para que as devidas mudanças do rumo sejam feitas para termos alguma comemoração. Inclusive, o então candidato Geraldo Júlio prometeu metas ousadas para o Ideb.  Vale lembrar que o custo per capita (por aluno) é de 700 reais, ou seja, um valor muito alto. Quero também aproveitar esse pronunciamento para mandar parabéns para os alunos e professores da escola Abílio Gomes, que tinha um índice de 4.8 e hoje está 6.1. É a nossa melhor escola. Toda a rede também poderia conseguir, mas, para isso, é preciso uma modificação de rumo”, disse.

Em 08.09.14 às 17h16.