André Régis comenta pesquisa sobre percepção errônea

Ao comentar a pesquisa mundial do Ipsos Mori, que analisou 37 países, incluindo o Brasil, em uma pesquisa denominada Perils of Perception 2015 - perigos da percepção em tradução livre -, o vereador André Régis (PSDB), cujo mandato tem como foco principal a melhoria da educação, lamentou a queda de posição do país no ranking. Ele disse que passamos a ocupar a terceira posição de países mais ignorantes do mundo, entre os pesquisados. “Esta pesquisa verifica o grau de percepção das pessoas em relação à sua própria realidade. Ocupar esta posição é muito ruim, pois significa que não percebemos o que acontece em nossa volta”.

André Régis informou que o objetivo da pesquisa é descobrir  quanto as pessoas conhecem sobre seu país. Segundo o parlamentar, a pesquisa revela que os brasileiros não souberam responder ou responderam de forma equivocada a perguntas como “qual a porcentagem de pessoas com menos de 14 anos no país?”. Na média, a resposta foi 39%, quando o número real é 24% -- e “qual a idade média dos habitantes?” -- o palpite mais comum foi 56 anos, quando o dado correto é 31 anos. “Na avaliação geral, o Brasil só ficou à frente da Índia e dos campeões, o México”.

O vereador lastimou ainda que percebemos a realidade de forma inadequada. Para ele, fazer apenas a relação entre percepção equivocada e educação, não basta. É preciso, diz o parlamentar, que os políticos que se apresentam  falando de reformas como previdência, política, e outras, entendam que é necessário incluir a reforma da educação. “O sistema educacional faliu. Há 30 anos as prefeituras cuidam do ensino fundamental, o Estado do ensino médio e a União do ensino superior, e os resultados são péssimos. É preciso mudar esta realidade”.

Em 06.12.2017 às 16h36.