André Régis critica estrutura da rede escolar

O vereador André Régis (PSDB) criticou a estrutra da rede escolar municipal, afirmando que a realidade é distinta do que se afirma. Para ele, o montante investido não se reflete na qualidade da educação apresentada pelos alunos da rede, que ele classificou de analfabetos funcionais, incapazes de interpretar um texto. “As escolas distribuem tablets e ensinam robótica, mas muitos alunos sequer receberam fardamento. A rede é baseada na ausência de planejamento. Fui a escolas em que as salas apresentavam 34 graus, calor insuportável. Discutimos aqui medidas pontuais, quando se deveria discutir uma nova rede de ensino”.

André disse que sugeriu ao antigo secretário trabalhar para aumentar o Ideb do Recife, mas o desafio não foi aceito. “Proponho que se façam PPPs onde a inciativa privada construa escolas e a PCR entre com a estrutra, professores, fardamentos e outros equipamentos. O valor gasto por aluno R$ 600,00 seria suficiente para pagar uma boa escola privada”.

Marco Aurélio (Solidariedade) frisou que é sabido que problemas existem na rede e que eles não se resolvem de forma repentina. Ressaltou que essa gestão pegou uma herança antiga, que remonta a décadas de erros. “Mudar a rede vai levar tempo e esforço, mas esta gestão já começou a trabalhar com afinco. Há muitos modelos de educação e cada um defende o seu”.

Priscila Krause (DEM) acha que o problema da educação no Recife é estrutural. Ela disse que denuncia pontos para mostrar a falta de estrutura da rede como um todo. “Gasta-se mal e não se qualifica a rede”. Jairo Britto (PT) frisou que os professores são peregrinos de conteúdos em busca de melhorar o ensino. Para ele a educação tem três pilares, como  pessoal onde professores precisam ser qualificados e ganharem bem; o custeio que é a parte de livros, fardamentos merenda; e investimentos em obras, priorizando boas instalações.

Gilberto Alves (PTN) enfatizou que a discussão precisa observar os programas de governo, e lembrou que o PSDB, partido de André Régis, não conseguiu realizar mudanças estruturais na educação do país para modificar essa realidade. “Sabemos que a estrutura é arcáica, mas  a gestão está investindo pesado para mudar e melhorar as condições”.

 

Em 27/05/2014 às 17h43