André Régis discute projeto sobre semana de orientação profissional nas escolas
"A questão do emprego é uma das mais complexas e preocupantes para toda a família. Agora mais ainda, porque muitas profissões estão desaparecendo, em decorrência da automação”, ressaltou André Régis. No entanto, destacou que o debate sobre o mercado de trabalho, não deve chegar de forma precoce às crianças da rede. “Nossa preocupação deve ser com uma escola de boa qualidade, com bons índices de aprovação no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O fundamental é manter o foco nas disciplinas que são curriculares”. Após expor todos esses argumentos, ele sugeriu ao autor do projeto que o retirasse de pauta para que fosse aperfeiçoado.
Rinaldo Junior, por sua vez, concordou em retirar de pauta a medida, mas, antes, explicou que o objetivo da sua proposição é apenas orientar os estudantes do nono ano do ensino fundamental e que, para tanto, não demandaria uma grande infraestrutura. “Eu conheço a realidade de comunidades carentes da cidade e o projeto tem a ideia de orientar a carreira profissional. A atividade pode ser dada pelo professor em sala de aula, através de feira de ciências, para que a criança possa descobrir que carreira seguir. O jovem de comunidade precisa ter acesso a estas informações”.
Outro parlamentar a participar do debate, foi Jairo Britto (PT), que também é professor. Ele destacou a importância de trazer à escola a orientação profissional, mas concordou que é fundamental aprimorar a proposta, de forma a atender à comunidade escolar.
Em 05.11.2018, às 17h16