André Régis diz que lamenta as notas do Ideb
De acordo com o vereador, o IDEB também mostrou que 10% da população brasileira é analfabeta absoluta. “Isso é maior do que as populações da Suíça e da Suécia juntas. São mais de 10 milhões de pessoas que, por não saberem ler e escrever, são presas fáceis para os discursos políticos baseados na mentira, na demagogia e no populismo”, assegurou. O Ideb mede o desempenho do ensino fundamental 1 e 2 e do ensino médio. O índice medido no passado e divulgado agora demonstrou que o ensino brasileiro continua sem avançar em termos de qualidade.
“Isso é o se refere ao nível nacional. No que se refere à pauta local, temos a obrigação de fiscalizar os serviços públicos locais. O ideb do Recife tirou nota 5 no ensino fundamental 1 (que vai do primeiro ao quinto ano) e 4.8 no fundamental 2 (do sexto ao nono ano). Estamos patinando apesar de todo o programa de robótica que a Prefeitura do Recife adota, apesar de todos os recursos gastos com propaganda oficial para dizer que estamos indo muito na educação básica”, criticou André Régis.
O vereador lamentou, ainda, que o Recife já esteve no primeiro lugar no Ideb da Região Metropolitana. “Agora estamos em terceiro, perdendo para Jaboatão dos Guararapes, que ficou em primeiro; e para Itapissuma, que ficou em segundo lugar’. Ele aproveitou para parabenizar as gestões municipais de Bonito, Panelas e Brejinho, que estão nas primeiras posições do Ideb em Pernambuco. “O Recife está mal no quesito da educação e ninguém diz nada. Estamos pagando um alto preço pelo sistema que se mostra incapaz para educar uma criança”, afirmou.
Em 18.09.2018, às 17h14.