André Régis diz que lamenta as notas do Ideb

Diante dos números do Índice Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) recém divulgados pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), o vereador André Régis (PSDB), lamentou que “mais uma vez o Brasil teve a avaliação de ensino reprovada e mais uma vez não temos o que comemorar. Os resultados foram desastrosos”. A crítica foi feita durante a reunião ordinária desta terça-feira (18). “Um terço da população brasileira é analfabeta funcional, que só sabe assinar o nome, um número que corresponde à totalidade da população da França. Isso é vergonhoso”, afirmou.

De acordo com o vereador, o IDEB também mostrou que 10% da população brasileira é analfabeta absoluta. “Isso é maior do que as populações da Suíça e da Suécia juntas. São mais de 10 milhões de pessoas que, por não saberem ler e escrever, são presas fáceis para os discursos políticos baseados na mentira, na demagogia e no populismo”, assegurou.  O Ideb mede o desempenho do ensino fundamental 1 e 2 e do ensino médio. O índice medido no passado e divulgado agora demonstrou que o ensino brasileiro continua sem avançar em termos de qualidade.

“Isso é o se refere ao nível nacional. No que se refere à pauta local, temos a obrigação de fiscalizar os serviços públicos locais. O ideb do Recife tirou nota 5 no ensino fundamental 1 (que vai do primeiro ao quinto ano) e 4.8 no fundamental 2 (do sexto ao nono ano). Estamos patinando apesar de todo o programa de robótica que a Prefeitura do Recife adota, apesar de todos os recursos gastos com propaganda oficial para dizer que estamos indo muito na educação básica”, criticou André Régis.

O vereador lamentou, ainda, que o Recife já esteve no primeiro lugar no Ideb da Região Metropolitana. “Agora estamos em terceiro, perdendo para Jaboatão dos Guararapes, que ficou em primeiro; e para Itapissuma, que ficou em segundo lugar’. Ele aproveitou para parabenizar as gestões municipais de Bonito, Panelas e Brejinho, que estão nas primeiras posições do Ideb em Pernambuco. “O Recife está mal no quesito da educação e ninguém diz nada. Estamos pagando um alto preço pelo sistema que se mostra incapaz para educar uma criança”, afirmou.


Em 18.09.2018, às 17h14.