André Régis elogia programa Xadrez nas Escolas

Raciocínio lógico, memória, concentração. Essas são algumas das habilidades que podem ser potencializadas pela prática do xadrez. O jogo de tabuleiro é usado como ferramenta em escolas de diversos lugares do mundo – e o Recife vai ser mais um deles, após o lançamento do programa Xadrez nas Escolas, da Prefeitura. Na Câmara Municipal, a iniciativa foi elogiada pelo vereador André Régis (PSDB) nesta quarta-feira (16).

O Poder Executivo lançou o programa no final de setembro e estima que, até 2022, estejam inseridos todos os alunos dos anos finais das escolas públicas municipais de tempo integral. “Eu geralmente subo a esta tribuna para fazer críticas ao que não funciona. Mas também é preciso elogiar iniciativas que são importantes”, concedeu André Régis.

O vereador disse que já destacou um montante das suas emendas parlamentares para a implantação do Xadrez nas Escolas. “Destinei parte das emendas parlamentares do orçamento do próximo ano, R$ 55 mil, para a compra de tabuleiros e peças.”

Segundo o parlamentar, o xadrez pode ser um instrumento útil na formação de pessoas preparadas para um futuro profissional cada vez mais incerto. “Dentre as profissões de hoje, a maior parte desaparecerá. E só vai persistir quem tiver capacidade de abstração. O xadrez trabalha o tempo todo com essa capacidade. Quem joga xadrez tem que manter a concentração ativa por um longo período e desenvolver estratégias. A vida também é assim.”

Em 16.10.2019, às 16h