André Régis faz apelo em favor da Escola Municipal da Iputinga
No último resultado do Ideb, a média de todas as escolas municipais do Recife atingiu 4.6 (de zero a dez) no fundamental 1 e 3.5 (de zero a dez) no fundamental 2, segundo o vereador. No primeiro caso, a média recifense ficou à frente apenas da de Maceió e de Aracaju, na região Nordeste, na análise das escolas da rede municipal das capitais. No segundo caso, “ficou entre os dois piores resultados de capitais do Brasil”, assegurou o vereador. Dentro desse resultado, a Escola Municipal da Iputinga contribuiu com a média de 3.5 no fundamental 1 e 3.1 no fundamental 2. “É preciso que haja uma intervenção urgente nesta escola ou perderemos a oportunidade de educar mais de uma centena de crianças que estudam lá”, alertou.
O vereador tem utilizado o seu mandato para realizar um levantamento detalhado de todas as escolas municipais do Recife. É um projeto que ele batizou de “RaioX das escolas” e que está disponível a todos os cidadãos através do site raioxdasescolas.com.br. No levantamento que sua equipe fez para o site, detectou que as salas da Escola Municipal da Iputinga oferecem “calor excessivo, infiltração nas paredes e problemas de iluminação. O certo seria que as salas tivessem 200 lux (unidade de iluminação ideal para uma sala de aula) e as de lá têm apenas 19 lux. Além disso, as salas apresentam até 32º de calor. Para aprender num ambiente como esse fica difícil”, constatou.
Diante da situação, o vereador apresentou os requerimentos com “medidas paliativas, mas que podem ajudar a melhorar a escola nesse momento”. Entre os cinco requerimentos apresentados e direcionados ao secretário de educação do Recife, Jorge Vieira, estão pedidos como manutenção do fogão utilizado na produção da merenda; climatização de todas as salas, em razão do calor excessivo; reforma do teto, das paredes e das divisórias das salas de aula, pois há diversos pontos de infiltração, mofo e rachaduras; substituição das carteiras escolas, uma vez que estão bastante desgastadas.
Tem mais: aquisição de mais materiais de limpeza; conserto das portas e dos assentos sanitários dos banheiros dos alunos; dedetização do prédio contra os pombos que aparecem no pátio, nas proximidades do refeitório; reforma da parede e do teto da sala da direção e da coordenação, em razão dos diversos pontos de infiltração existentes; substituição das lâmpadas queimadas entre outros.
Em 26.09.2016, às 12:27