André Régis lamenta crise econômica do País

Segundo dados apresentados em plenário nesta terça-feira, 30, pelo vereador André Régis (PSDB), a economia do Brasil este ano terá uma queda de 2%, a inflação atingirá 9% e o desemprego será de 6%. “O ajuste fiscal proposto pelo Governo Federal não está surtindo efeito e isso repercute em todos os estados e municípios, especialmente por causa da arrecadação do IPI. Temos que adicionar outro componente, que é a crise política”.

O parlamentar ressaltou também as denúncias de corrupção na Petrobrás e disse que, no último balanço divulgado pela empresa, seis bilhões de reais foram contabilizados como propina e que haverá uma redução de 30% nos investimentos da estatal. “A crise chegou e não tem tempo para terminar. Ainda não conseguimos visualizar o momento em que iremos retornar à normalidade”.  André Régis frisou ainda a escassez de recursos federais no Recife e criticou a Prefeitura por usar verbas para propagandas ao invés de investir em educação e infraestrutura.

Wanderson Florêncio (PSDB) disse que o sentimento é de tristeza. Ele falou de avanços na qualidade de vida nos últimos anos, mas ressaltou que também há decréscimos de ganhos históricos. “Quem comprou ar condicionado, não pode usar porque não consegue pagar a conta de luz e quem comprou carro, não pode abastecer”. O vereador falou ainda sobre as consequências do atual momento econômico em Pernambuco, especialmente em Suape. “Eram 75 mil empregos diretos e baixou para 25 mil empregos. Tudo por causa do escândalo e da desmoralização que fizeram com a Petrobras”.

Mas o vereador Luiz Eustáquio (PT) saiu em defesa do governo federal. “Nossa linha sempre foi em defesa do direito do trabalhador, de inverter prioridades e melhorar a vida do povo pobre e foi isso que o Partido dos Trabalhadores fez nos últimos 12 anos no Brasil”.

Já o vereador Osmar Ricardo (PT) lembrou que os EUA e a Europa também vivem momentos de crise econômica e que o Brasil ficou os últimos quatro anos sem passar por uma. Com à  Petrobras, ele ressaltou que “é preciso esperar os resultados finais da Operação Lava Jato, antes de criminalizar antecipadamente. O que de errado o PT tiver feito tem que ser julgado, mas com muita clareza. O nosso governo deixa investigar e no governo FHC os delegados que investigavam eram transferidos. Essa é a diferença”.

Em 30.06.15, às 18h20.