André Régis lamenta Recife não atingir meta do Ministério da Educação

Em repercussão às notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – divulgadas recentemente, o Presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador André Régis, cobrou mudanças na Rede Municipal de Ensino. Durante pronunciamento na reunião plenária desta segunda-feira, 08, o parlamentar disse que a capital, diferente do Estado, não atingiu a meta do Ministério da Educação, em relação ao Ensino Fundamental II. “Recife não acompanhou a mesma trajetória evolutiva de Pernambuco”.

A nota do Ideb do Fundamental I subiu de 4.1 para 4.3, meta estimada para 2013. No entanto, a nota do Fundamental II passou de 2.9 para 3.2, mas a meta era de 3.6. “A situação é muito grave e tudo que fazemos aqui ao fiscalizar as escolas demonstra que o sistema faliu. Recife é a 5ª pior capital do Brasil em educação. Estamos alertando para que as devidas alterações de rumo sejam feitas e que no próximo Ideb tenhamos o que festejar, já que o atual prefeito prometeu metas ousadas para a educação”, destacou o parlamentar.

André Régis disse ainda que o custo da educação per capita no Recife é um dos maiores do Brasil, cerca de 700,00 reais por mês. Lembrou também que só em 2025, a capital pernambucana conseguirá atingir o mesmo índice de cidades como Curitiba e Florianópolis. Mas o vereador também fez questão de parabenizar os professores e os funcionários da Escola Abílio Gomes, em Boa Viagem, na RPA6, cujo Ideb subiu 4,8 para 6,1. “Se ela conseguiu, acredito que a rede como um todo também pode”.

 

 

Em 08.09.2014, às 16h26.