André Régis propõe “Selo Escola Verde”

Proporcionar às crianças e aos jovens da rede pública a consciência de que todos devem zelar pelo meio ambiente e também desenvolver hábitos sadios de conservação ambiental e sustentabilidade. Essa é a ideia do projeto que cria o “Selo Escola Verde”, na rede municipal de ensino do Recife. A iniciativa do vereador André Régis (PSDB) já recebeu parecer favorável da Comissão de Educação da Casa e aguarda o das Comissões de Legislação e Justiça e de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito.

De acordo com a proposta, o Selo Escola Verde consiste na certificação ambiental para as escolas municipais que desenvolverem quaisquer ações, atividades ou projetos voltados para a educação ambiental ou ao uso sustentável de recursos naturais. Ela será entregue no fim de cada ano letivo. Caberá à Câmara Municipal do Recife, através da Comissão de Educação, avaliar as escolas, assim como os projetos, ações ou atividades e fazer o credenciamento das instituições com o Selo Escola Verde. O certificado de credenciamento deverá ficar exposto, em local visível, na entrada das unidades de ensino.

Ao justificar o projeto, o parlamentar destaca que o Poder Executivo poderá buscar a participação da iniciativa privada como forma de parceria para auxiliar na confecção dos certificados em papel reciclado, de baixo custo, “uma vez que a mesma exerce um papel social importante e integrante do sistema de gestão ambiental dos municípios”. André Régis ressalta ainda que ao participar do “Selo Escola Verde”, as empresas estarão apoiando projetos ambientais e sustentáveis em benefício da educação dos alunos da rede municipal.