André Régis quer audiência sobre crianças de rua

O vereador André Régis (PSDB) alertou na reunião desta segunda-feira, 12, que é inconcebível discutir Recife 500 anos quando as ruas da cidade estão cheias de crianças nos sinais pedindo esmolas ou fazendo malabarismo para ganhar um trocado. Para ele, faltam políticas públicas e não adianta existirem tantos órgãos cuidando delas se não há sensibilidade para tratá-las com respeito e dignidade.
André Régis alertou também que falta cultura cívica à população para não dar dinheiro a essas crianças. "Apesar do custo na educação as crianças continuam nas ruas. Não vejo políticas públicas capazes de retirá-las. Falta esclarecimento á população. A situação é grave". Ele disse ainda que as escolas consomem milhões mas não garantem dignidade e respeito às crianças. 
 
Henrique Leite (PT) também acha que o problema é grave, mas o cidadão fica entre ajudar com dinheiro ou ser insensível. Concorda que faltam políticas públicas e sugeriu a realização de uma audiência pública para debater o tema, convidando todos os órgãos envolvidos no processo. Já Eurico Freire (PV) disse que é desafiador dar ou não dar dinheiro às crianças na rua. No entanto alertou que não se pode atribuir esta problemática à atual gestão por se tratar de questão antiga.
 
Raul Jungmamm (PPS) lembrou que criança na rua é criança abandonada. Alertou que o governo federal tem política pública específica com o bolsa-escola, no entanto elas permanecem nas ruas. "No Cabo, na gestão anterior do PSDB, foi feita uma política de transversalidade na educação, saúde, assistência social, zerando crianças na rua. Recife precisa fazer o mesmo".
 
Em 12.08.13, às 18h57.