André Régis questiona gestões municipais de educação

Citando dados dos gastos municipais em educação dos últimos 13 anos, o vereador André Régis (PSDB) criticou, em pronunciamento realizado na Câmara do Recife nesta quarta-feira (11), as gestões que administraram a pasta no período. O parlamentar disse ter encontrado uma discrepância nos valores dos gastos realizados entre 2002 e 2015.

“Eu fiz um levantamento da execução orçamentária da Prefeitura da Cidade do Recife no que se refere à pasta da Educação de 2002 para cá. Os números chamam a atenção para coisas em que se tem uma dificuldade enorme de entender o que está acontecendo. Alguns problemas nós identificamos como graves. A cada ano o gasto com pessoal aumenta em detrimento do gasto com investimentos”, apontou o vereador.

André Régis questionou um decréscimo de vários milhões de reais nos gastos com fardamentos e materiais de educação física entre os anos das gestões petistas – que se estenderam até 2012 – e a atual gestão do PSB. “Se a rede permaneceu constante em termos de números, como justificamos esses valores tão exorbitantes?”, perguntou.

Ao responder às críticas, o vereador Henrique Leite (PT) defendeu as gestões de seu partido. “Em 2002, estava começando o governo de João Paulo. A maioria das escolas eram comunitárias, não eram estatais. A partir daí se fez um trabalho de colocar escolas em todos os bairros e de dar todo o material aos alunos para que a criança tivesse direito à escola. Nesse período, tanto na área de educação como de esporte a prioridade era total”, argumentou.

Em 11.11.2015, às 16h48