André Régis reflete sobre Declaração de Direitos Humanos

Os 71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos levou o vereador André Régis (PSDB) a fazer reflexão sobre o tema. Para ele, a educação pode promover esses direitos, à medida em que, quem estuda aprende a pensar e a fazer escolhas. E nesse sentido ele disse, na tarde desta terça-feira (10), na Câmara do Recife, que a rede municipal de ensino não promove esses direitos humanos às crianças que dela participam. “São escolas sem quadras, sem espaço para brincar, sem ar condicionado em salas com mais de 34 graus centígrados, entre outras falhas. E isso não promove o direito de cada uma delas”.

O vereador pontuou que falta gestão a uma rede de 300 escolas que gasta cerca de R$ 1 mil reais com cada aluno por mês. Para o vereador não futuro possível sem a educação e nesse sentido a escola pública municipal vai negar esse direito. “A rede de Teresina, capital do Piauí, consegue ter melhor Ideb – índice que mede a escolarização - do que o Recife, gastando a metade por aluno matriculado. É uma questão de gestão”.

André Régis lembrou que devemos a movimentos revolucionários como os da França, da Inglaterra e dos Estados Unidos a afirmação desses direitos humanos e o respeito às constituições que espalharam pelo mundo essas conquistas pela liberdade e democracia. O parlamentar também refletiu sobre as diferenças de entendimento acerca do que são direitos humanos. Segundo ele, para uns mutilar uma criança de sexo feminino para que não sinta prazer sexual, não é questão de direitos humanos, mas de cultura, para outros esse ato é inadmissível e violador de direitos humanos. “Avançamos muito em alguns lugares e em outros não. O ideal é que todos adotassem a garantia desse conjunto de direitos humanos, inerentes à pessoa humana”.

 

Em 10.12.2019 às 17h15.

registrado em: andré regis