André Régis repercute denúncia de depredação durante ocupações na UFPE

O vereador André Régis (PSDB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (27) para repercutir uma nota divulgada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre a abertura de um inquérito administrativo para apurar os casos de furtos e danos ao patrimônio que teriam ocorrido durante a última ocupação de estudantes feita na instituição. Segundo o parlamentar, os responsáveis pela ocupação – que protestava contra a Proposta de Emenda à Constituição nº 55, a PEC do Teto dos Gastos Públicos – devem ser responsabilizados.

Em seu discurso, André Régis lamentou os danos sofridos nos prédios do Centro de Artes e Comunicação (CAC) e no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE. “Os prédios foram desocupados pichados, com estruturas arrombadas, salas de professores quebradas e com livros inutilizados. O que houve ao longo desse processo de ocupação foi um completo desrespeito com o patrimônio público.”

O vereador disse ainda ter alertado anteriormente para os problemas que poderiam decorrer das ocupações quando elas foram deflagradas. “Nós alertamos sobre essas ações aqui na tribuna. Alertamos que a manifestação pacífica é constitucional, que a liberdade de expressão deve ser exercida de forma adequada. Mas esses movimentos não são de natureza pacífica. São violentos e agora resultaram no dano ao patrimônio público.”

Em um aparte, o vereador Jurandir Liberal (PT) disse que é preciso que a investigação aponte os responsáveis pelos danos antes que se responsabilize o movimento de ocupação. “Eu acompanhei o movimento estudantil, que foi extremamente ordeiro. É bom que a polícia examine e encontre o verdadeiro responsável para não culpar um movimento extremamente competente no enfrentamento a essa PEC.”

Em 27.12.2016, às 16h52