André Régis repercute entrevista da presidente

Declarações da presidente Dilma Roussef, durante entrevista ao jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, na manhã desta segunda-feira, repercutiram no plenário da Câmara do Recife. Segundo o vereador André Régis (PSDB), ela teria dito que a Polícia Federal é um órgão de Governo vinculado ao Ministério da Justiça e que investiga por determinação dela. “a Polícia Federal é um órgão do Estado e não de Governo. Essa declaração deve ser veemente repudiada e isso é um risco para a democracia. De acordo com a Constituição, ela está cometendo crime de responsabilidade passível de impeachment”.

O parlamentar disse ainda que o Ministério Público, assim como a PF, é autônomo de acordo com a Constituição e não por determinação do presidente. “Membros do MP têm autonomia e nenhum dever de prestar contas à presidência da república. É urgente um repúdio desta postura ditatorial e contrária à democracia”. André Régis questionou ainda a falta de concurso público para delegado da Polícia Federal, cobrou melhorias nas condições de trabalho e criticou a redução de recursos para o órgão. “Este governo não tem nenhum comprometimento com o fortalecimento da Polícia Federal’.

Mas o vereador Henrique Leite (PT) defendeu a presidente e disse que ela se saiu bem na entrevista. “A sua interpretação é de olhos de opositor, mas no meu ponto de vista ela foi muito bem porque é difícil debater com três entrevistadores que querem colocar você no canto da parede. Mas ela mostrou que no governo inúmeras investigações acontecem e as pessoas são presas e condenadas porque o governo é transparente”. Ainda segundo o parlamentar, a presidente ressaltou que nunca interferiu no Judiciário e nem no Ministério Público. “Ela acertou quando disse que o governo abriu espaço e criou mecanismos para a autonomia da Polícia Federal”.

Jurandir Liberal (PT) também elogiou as declarações da presidente em relação aos órgãos de investigação. “Nunca no serviço publico tanta gente foi demitida como no governo do PT. Todos que cometeram erro foram demitidos e nunca a Polícia Federal teve tanto apoio como agora. Antes, ela era monitorada e um aparelho do Governo. Hoje é um aparelho do Estado e tem liberdade de investigar a vida de qualquer cidadão. Essa sua fala é inoportuna e conduzida de forma errada”.

 

Em 22.09.2014, às 17h37