André Régis repercute Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015 foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no início do mês. Segundo o relatório, Pernambuco foi um dos poucos estados a ultrapassarem a meta. Já o Recife, atingiu a meta nos anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, mas não atingiu a meta dos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º. Os dados foram repercutidos pelo presidente da comissão de Educação da Câmara, o vereador André Régis (PSDB), durante a reunião plenária desta segunda-feira, 12.

O Ideb é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Inep. O índice varia de 0 a 10, quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o resultado. “No ensino médio, Pernambuco atingiu a maior nota do Brasil, com 3.9. O estado fez investimentos significativos e conseguiu uma nota bem acima do que era projetado. É motivo de comemoração inclusive em decorrência do êxito das escolas de referência”.

André Régis ainda parabenizou o Governo do Estado pelas escolas de tempo integral e pelo Programa Ganhe o Mundo. “O programa tem transformado a vida de muitas crianças a partir da oportunidade de ir para o exterior. Esse programa é um êxito e deveria ser uma política de estado. Independente do atual governo, espero que os próximos continuem esse tipo de projeto”. O vereador só lamentou que, apesar do desempenho das escolas de referência, as escolas estaduais que não são de referência obtiveram uma nota inferior.

Já a colocação do Recife no Ideb foi criticada pelo parlamentar. “Diferentemente do desempenho alcançado pelo estado, Recife mais uma vez não conseguiu bater a meta”. O vereador explicou que, no ensino fundamental, o Ideb avalia dois resultados: anos iniciais e anos finais. “Nos anos iniciais, nós conseguimos 4.6, ficando em cima da meta”. Ele destacou que, mesmo a cidade tendo o maior investimento de todos os municípios, esse resultado foi "sofrível”. André Régis também lamentou que as escolas municipais não tenham atingido a meta dos anos finais do ensino fundamental, com o resultado de 3.5. “No 9º ano, de cada 100 crianças que saem das escolas municipais do Recife, apenas quatro conseguem a proficiência adequada em matemática, de acordo com os dados do Ministério da Educação. Além disso, de cada 100 crianças, apenas 14 conseguem a proficiência em português”.

Em 12.09.2016, às 12h32