André Régis repercute Operação Volta às Aulas 2018

Foram 10% das escolas e 10% das creches da rede pública municipal de ensino de todas as cinco Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife fiscalizadas em um único dia. Esse é o saldo da Operação Volta às Aulas 2018, realizada pelo mandato do vereador André Régis (PSDB) desde 2014. O parlamentar subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (6) para repercutir o projeto, que busca verificar a preparação do município no recebimento dos alunos em seu primeiro dia de aula.

No pronunciamento, André Régis lamentou a conduta dos pais que resolveram enviar seus filhos à escola apenas depois do período carnavalesco. “Encontramos várias escolas em que os pais não mandam as crianças no primeiro dia de aula e em que as crianças serão enviadas apenas após o Carnaval. Eles não estão considerando a escola um ambiente próprio e atrativo. Nesse sentido, faltam os pais e também as autoridades responsáveis, inclusive os órgãos de defesa da criança. Se o pai não leva a criança, deve ser responsabilizado.”

O vereador disse ainda ter visto pouco progresso nas condições físicas das escolas nos últimos anos. Ele criticou o modelo de adaptação de espaços existentes para a instalação de unidades de ensino, bem como o valor da verba de manutenção concedido às escolas e creches. “Há quatro anos, dissemos que essas escolas adaptadas não funcionam. A Prefeitura gastou milhões na mídia dizendo que haveria climatização, mas ela ainda não chegou. Encontramos problemas básicos de higiene, banheiros quebrados e sujos. É impossível ao gestor da escola, com a verba que recebe anualmente, manter a escola sequer limpa.”

A qualidade da merenda escolar e os resultados do ensino da rede municipal também foram alvo de críticas de André Régis. “A merenda que encontramos não preenche requisitos mínimos para crianças que, em sua grande maioria, não têm acesso a uma refeição antes de ir à escola. Nesta própria gestão, há três anos a merenda era melhor. Encontramos uma rede que é a segunda pior entre as capitais do Nordeste em aproveitamento escolar. De cada cem crianças da rede municipal de ensino do Recife, apenas sete têm a proficiência adequada em Matemática. O que vamos esperar dessas crianças?”

O líder do governo na Câmara, o vereador Eriberto Rafael (PTC), disse que a Prefeitura tem levado em consideração os questionamentos feitos na Câmara. De acordo com ele, alguns dos problemas citados por André Régis podem ser explicados pela situação econômica brasileira. “Em todo o Brasil, a rede pública tem recebido um aporte muito grande de crianças cujos pais não podem mais sustentar uma escola privada. Em quatro anos, a Prefeitura do Recife investiu R$ 192 milhões para dar um melhor conforte para seus alunos. A climatização das escolas é um processo em andamento e vai ser concretizada até 2019. Já houve uma evolução de 25%, para quase 40% da rede climatizada. É um desejo do prefeito e do secretário de Educação levar o que há de melhor para as crianças do Recife.”

Em 06.02.2018, às 17h33