André Régis repercute reforma ministerial

O anúncio de novas mudanças nos ministérios motivou o pronunciamento do vereador André Régis (PSDB) durante a reunião plenária desta quarta-feira, 30. O parlamentar lembrou que em menos de um ano, o Ministério da Educação, por exemplo, já teve quatro titulares. Quem deverá voltar à pasta é o atual ministro da Casa Civil Aloisio Mercadante. “Nós estamos passando por uma fase da história do Brasil sem paralelo. São dez meses sem governo”.

André Régis fez outras críticas ao governo federal e à política econômica do País. “Mudanças das cadeiras, investigações da Lava Jato e ambiente econômico se deteriorando. Perdemos o grau de investimento de uma empresa de classificação de risco e estamos na eminência de perder de outras. O governo não terá condições de aprovar a CPMF e as contas de agosto já demonstram a pior arrecadação desde 2012. Estamos em uma situação econômica que precisa de ajustes, mas o ajuste que o governo quer fazer é aumentando mais tributos”, ressaltou.

O parlamentar disse ainda que o País deverá decrescer 3% do PIB este ano e fez um comparativo com a economia norte-americana. “A distância de crescimento entre o Brasil e os Estados Unidos foi de sete pontos percentuais em 2015. Historicamente todas as vezes que os Estados Unidos tiveram crescimento significativo, a economia brasileira cresceu. Este é um momento raro em que o mundo cresce e nós decrescemos”.

Os impactos da crise econômica no Recife também preocupam o vereador. “É um colapso econômico de proporções sociais e não é preciso ser economista para perceber os impactos na vida dos brasileiros. E o prefeito precisa ajustar sua máquina e dar um choque de gestão para que a gente possa sofrer menos do que necessariamente iremos sofrer se o ajuste não for feito”.

Em 30.09.15, às 18h52.