André Régis repercute resultados do Brasil no IDH

O relatório mundial do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado na última segunda-feira (9), foi tema de um discurso do vereador André Régis (PSDB) na Câmara do Recife nesta terça-feira (10). Na tribuna, o parlamentar lamentou a estagnação do Brasil no estudo, que busca avaliar o progresso dos países nos quesitos renda, educação e saúde.

O IDH atribui medidas de zero a um para indicar o progresso do desenvolvimento humano em longo prazo. Em 2018, o Brasil ficou com 0,761 em 2018, uma “nota” apenas 0,001 maior que a do ano anterior – já entre 2010 e 2017, havia crescido a uma média anual de 0,004. Em comparação a outros países, o Brasil perdeu uma posição, caindo do 78ª para o 79ª lugar no ranking.

Em seu discurso, André Régis salientou o papel da educação para o desenvolvimento. “Está tudo ligado. Quem tem muita educação tem alta renda e vive mais. Aqueles países que festejam o resultado já vêm festejando há bastante tempo, porque fizeram o dever de casa.”

O parlamentar citou o atraso do país em relação a vizinhos na América do Sul, como a Argentina, o Chile e o Uruguai. E afirmou que é preciso esclarecer quem deve ser responsabilizado pelos resultados pouco satisfatórios.

“Essa tragédia não é do atual governo. A estagnação ocorreu na época do Partido dos Trabalhadores. Temos que cobrar a responsabilidade de quem tem. O país continua estagnado em decorrência de governos sucessivos incompetentes.”

Em 10.12.2019, às 16h59

registrado em: andré regis