André Régis repercute superavit primário menor

O vereador André Régis (PDSB) lamentou que o governo federal tenha diminuído o percentual de superávit primário – economia feita para pagar juros da dívida – de 0,7% para 0,5% para o próximo ano. Segundo ele, essa atitude fere o tripé macroeconômico que garantia os fundamentos da economia brasileira desde Fernando Henrique Cardoso até os dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva.

A atitude, segundo ele, determina o rebaixamento do país pelas agências de risco. O reflexo será mais desemprego, inflação, juros altos e câmbio descontrolado, levando a um desemprego ainda maior do que já estamos vivendo.

O vereador ressaltou que o governo Dilma ao abandonar o tripé macroeconômico e inovar com uma nova matriz econômica, lançou o país no abismo. “O Brasil está quebrado e sem rumo político. O dólar hoje (16/12/15) atingiu novamente o patamar perigoso de R$ 4,00, que vai aprofundar mais ainda a inflação e por consequência o aumento dos juros”.

André tem razão. O ministro Joaquim Levy perdeu a batalha dentro do próprio governo e já tivemos o rebaixamento do Investment Grade – grau de investimento. Com isso, os fundos de investimento estrangeiros ficam impedidos de investir no país. Sem dinheiro novo, o país continua sem crescer, aprofundando o desemprego e todos os outros fundamentos da economia.

 

Em 16/12/2015 às 17h39.