André Régis vai propor reestruturação de rede municipal de ensino
O projeto de reestruturação, que o vereador anunciou na reunião plenária, deverá ser oferecida como contribuição à gestão municipal, “como uma proposta de mudança”. Da forma como a rede municipal está, segundo ele, é que não pode continuar. Régis fez o anúncio durante pronunciamento em que denunciou que a Escola Municipal Maurício de Nassau, localizada em Casa Amarela, não ofereceu aula a algumas turmas na manhã desta segunda-feira por falta de professores. “Nós recebemos a denúncia no gabinete, ligamos para a escola e confirmamos que realmente não houve aula”, assegurou.
André Régis chamou a atenção da Comissão de Educação da Câmara Municipal do Recife, pedindo providências no sentido de fiscalizar ocorrências como essa. “Isso é um escândalo, que se ocorresse num país sério haveria uma investigação”, afirmou. O vereador garantiu que a falta de professores nas escolas da rede municipal é uma constante. “Mas essa falta não será suprida com novos concursos para preenchimento de vagas. O Recife tem professor em quantidade suficiente para atender os alunos. O problema é que falta gestão na rede”, criticou.
Como solução para os problemas enfrentados nas escolas, o projeto de reestruturação vai propor que a rede municipal de ensino tenha menos escolas, concentrando em cada estabelecimento um maior número de alunos. Segundo André Régis a rede conta, atualmente, com cerca de 6 mil professores, em torno de 100 mil alunos (em todas as séries do ensino fundamental e Educação de Jovem e Adultos- EJA) e aproximadamente 200 estabelecimentos de ensino (sem contar com os anexos e as creches). O vereador entende que, no modelo atual, os alunos estão pulverizados em um grande número de pequenos estabelecimentos. “Se as escolas fossem maiores, elas seriam mais eficientes”, garantiu.
Em 20.08.2018, às 16h12.