Aniversário do DETRAN é comemorado em solene

Os 46 anos de criação do Departamento Estadual de Trânsito, Detran-PE, órgão vinculado à Secretaria das Cidades, foram comorados em reunião solene realizada na manhã desta segunda-feira, 25, por iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSDB). “Eu me sinto integrante da ‘família’ Detran, pois trabalhei como diretor de Atendimento daquela autarquia em 2014. Foi um período curto e intenso”, disse. O Detran-PE foi criado em 24 de maio de 1969, através do decreto-lei nº 23 do Governo do Estado. “Nesta data comemorativa, não poderia deixar de render as mais justas e pertinentes homenagens pelos seus 46 anos senão enaltecendo e congratulando-me com seus servidores que fazem do Detran-PE, uma grande família ao qual tive a honra de fazer parte”, disse.

A solenidade foi presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PTB) e a mesa, composta pelo diretor presidente do Detran, Charles Ribeiro; a presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Semírames Queiroz; o diretor de Planejamento Especiais, José Carlos Guerra, representando o presidente do Grande Recife Consórcio, Francisco Papaléo; e o vereador Wanderson. Ele disse que o departamento é um dos “órgãos públicos mais importantes e reconhecidos pela população pernambucana, fazendo intimamente parte do cotidiano de cada contribuinte e usuário. Tem a salvaguarda de um serviço público voltado ao interesse comum dos da população no que se refere à legítima autoridade como representação de trânsito, fiscalizando, educando e prestando com relevância atendimento aos seus usuários nos quatro cantos do Estado”.

O vereador ressaltou que o Detran-PE, desde 2006, está vinculado à Secretária das Cidades, “com a missão de promover no Estado um trânsito seguro, humanizado e com responsabilidade socioambiental, estabelecendo excelência na prestação dos serviços com introdução de processos inovadores, redução da burocracia e resgate da autoestima e da motivação dos seus servidores”. Lembrou que a autarquia promove eventos como as Feiras de Educação de Trânsito, Seminários, Campanhas e Blitz Educativas que servem para orientar e propagar a importância do cumprimento da legislação de trânsito brasileira. Tem programas importantes como o da CNH Popular “que possui como alvo pessoas em situação social de vulnerabilidade como cidadãos de baixa renda, desempregados, beneficiários de programas assistenciais, como o Chapéu de Palha e o Bolsa Família, estudantes da Rede Pública, além de egressos do sistema penitenciário e socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase)”, disse.

 

Wanderson Florêncio  também observou que o Detran está sintonizado “com os avanços tecnológicos que o novo tempo exige. Por isso, instituiu em novembro de 2014 o Auto de Infração Eletrônico,  com o objetivo de diminuir a impunidade no trânsito e garantir máxima eficiência, lisura e transparência no processo de notificação de condutores e veículos acometidos de infrações”. O vereador lembrou, também, do período de um ano em que foi diretor de Atendimento do Detran-PE. “Sinto um orgulho enorme de ter idealizado e iniciado com muita perseverança, responsabilidade e coragem uma nova era no atendimento do Detran, através dos serviços de atendimento agendados e muitos também online”. Segundo ele, houve resistência, no início, à nova forma de atendimento. “Mas seguimos firme nesse propósito e com a imensurável capacidade técnica dos abnegados e comprometidos servidores do Detran conseguimos à época, após 45 anos de existência, virar uma página importante no que se refere ao atendimento ao público, dando inicio a um novo tempo aos atendimentos aos usuários”, disse.

Ao final do discurso, Wanderson entregou uma placa comemorativa dos 46 anos do Detran ao presidente Charles Ribeiro. Esteve presente na solenidade o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB). Ele lembrou que a homenagem feita pela Câmara Municipal do Recife ao Detran, através do vereador Florêncio, coincide com um mês simbólico que é março, escolhido como o Mês do Combate aos Acidentes de Trânsito, na campanha Maio Amarelo. “As homenagens são sempre benvindas, pois engrandecem. Mas elas aumentam o compromisso e a responsabilidade”, disse. Quando o governador Paulo Câmara e o secretário das Cidades, André de Paula, o escolheram para o cargo de diretor do Detran, “assumi consciente da minha responsabilidade, pois o número de acidente cresce a cada dia”.

Ele disse que o Estado de Pernambuco tem uma frota de 2 milhões 676 mil carros, dos quase 2 milhões 250 mil encontram-se na Região Metropolitana do Recife. “Mas, somente no último mês, ocorreram mais de 46 mil acidentes envolvendo esses veículos, dos quais 75% foram com motos. O estado gasta em média R$ 230 mil para recuperar cada acidentado”, afirmou. Ao mesmo tempo, comparou Charles Ribeiro, uma campanha educativa para evitar os acidentes gasta, no total, R$ 110 mil. Ele citou algumas atuações que norteiam as ações do Detran. “Temos parceria com autoescola para criar uma nova legislação para condutores na categoria B; estamos trabalhando a consciência e responsabilidade dos motoristas na Escola Estadual de Trânsito, oferecendo cursos gratuitos; os agentes de trânsito estão sendo capacitados para trabalhar como educadores nas escolas, principalmente no que diz respeito à lei seca; um curso sobre “bicicleta como modal de transporte” vem sendo realizado para garantir no respeito ao ciclista no trânsito”, entre outros.

 

Em 25.05.2015, ás 11h08.