Antônio Jordão é homenageado pela Câmara do Recife

Justificada pelos “relevantes serviços prestados à cidade”, a Câmara do Recife concedeu a Medalha de Mérito José Mariano, que é a mais alta comenda do legislativo municipal, ao médico Antonio Jordão de Oliveira Neto, em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, primeiro de agosto. A medalha é entregue como forma de homenagear personalidades, recifenses ou não, que prestaram serviço de reconhecida importância para a sociedade ou que, em certo momento da história do município, realizaram trabalho de repercussão e receberam a admiração do povo recifense.

A homenagem foi feita por iniciativa do vereador Rogério de Lucca (PSL) e a reunião solene começou à 10h30, presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB). Na abertura da solenidade o médico foi conduzido ao plenário pelo vereador Alfredo Santana (PRB) e pelo proponente da homenagem. Em seguida, foi executado o Hino Nacional e a mesa foi composta pelo presidente do Sindicato Nacional das Cooperativas de Crédito, Livio Malinconico; o cirurgião cardiovascular Luiz Gonzaga Granja Filho; e o advogado Maximiano Maciel. Estiveram presentes os vereadores Edmar de Oliveira (PHS) e Wanderson Florêncio (PSDB).

 

Em seu discurso de saudação, Rogério de Lucca fez um resumo da história do médico Antonio Jordão. Contou que ele nasceu no dia 19 de fevereiro de 1963, em Caruaru, e aos 17 anos, ingressou no curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (Fesp) – atual Universidade de Pernambuco -, onde colou grau aos 23 anos. Sua primeira residência médica foi em Ginecologia e Obstetrícia pelo Instituto Nacional da Previdência Social / Ministério da Educação, no Hospital Agamenon Magalhães, de 1988 a 1990. Também fez residência em Medicina Preventiva e Social no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco.

“Em 1998, decidiu retomar um antigo projeto e se dedicou à área de Oftalmologia, ancorando sua nova formação nos hospitais Agamenon Magalhães e da Polícia Militar de Pernambuco, no HOPE e na Universidade Federal de São Paulo. Na Escola Paulista de Medicina, cumpriu a primeira metade do mestrado profissionalizante em oftalmologia. Atualmente, é chefe da Oftalmologia do Hospital de Clínicas da UPE. Lá, o doutor Antonio Jordão construiu um projeto de reorganização da Clínica Oftalmologia, promovendo a oferta de serviços específicos dentro da especialidade, tão escassos no Setor Público de Saúde”, disse o v ereador.

O vereador acrescentou que o médico é responsável pelo reinício das cirurgias de catarata no Hospital de Clínicas da UPE, usando agora a técnica da facoemulsificação (cirurgia sem pontos), e pelo planejamento também das cataratas congênitas, das cirurgias plásticas oculares, do ambulatório de Estrabismo, do Glaucoma e de Retina Clínica,  dos exames de retinografia, dos procedimentos com Yag Laser, bem como  a identificação ne rede pública de saúde de colegas que possam contribuir para tornar o Huoc em referência estadual pública na oftalmologia. “Merece registro, ainda, o acolhimento do projeto Boa Visão do Governo do Estado, que atende a estudantes e professores, entre outros. Encontra-se dentro do seu projeto para a Oftalmologia do HUOC/UPE inclusive, as cirurgias refrativas para substituição de lentes por visão sem óculos”, disse o vereador.

Após o discurso, o médico recebeu o diploma e a medalha que fazem parte da homenagem. Os componentes do coral Equavozes, da Escola de Referência do Ensino Médio Confederação do Equador, do município de Paudalho, Mário Roberto e Micaele Anacleto, fizeram apresentação e o médico, finalmente discursou, agradeecendo pela Medalha de Mérito José Mariano. Essa foi a segunda vez que Antônio Jordão recebeu homenagem da Câmara Municipal. Ele tem o título de Cidadão Recifense. “Daquela vez foi uma honraria concedida à pessoa. Agora, é ao profissional, à categoria médica, da qual sou apenas um instrumento”, afirmou.

“Recebo esta homenagem devido à minha dedicação à medicina pública e à militância que tive oportunidade de realizar desde a faculdade, depois no Sindicato dos Médicos e mais adiante no Cremepe. Ajudei a realizar a interiorização dessas entidades e tivemos a experiência ímpar ao escutar os reclamos dos colegas no dia a dia do exercício da profissão”, disse Antônio Jordão no seu discurso. Ele disse que recebeu a homenagem “num momento em que a questão de saúde está na ordem do dia, com o Governo Federal tentando importar porofissionais médicos, como se fossem mercadorias”. Ele também criticou o sistema público de saúde e pediu mais investimentos federais para as áreas sociais.



Em 1º de agosto de 2013, às 12h45.