Antonio Luiz Neto concede Medalha a Conselheiro da OAB
O vereador ressaltou que Leonardo Accioly formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, e em seguida fez especialização em Direito Processual Civil. Ele é advogado militante desde 1998 em Direito Empresarial, Civil, Tributário Administrativo e do Consumidor, com forte atuação nas justiças Estadual, Federal, Tribunais Regionais Federais e Superiores. Mas a carreira desse advogado ilustre não para por aí. Foi sócio do Escritório Edvaldo Cordeiro, como também dos escritórios Valença Cordeiro e Accioly e Cordeiro, Accioly e Porto Advogados hoje denominado, Cordeiro e Laranjeiras e Maia Advogados, desde o ano de 2006 até junho de 2017. Foi membro do Conselho Administrativo Fiscal da Prefeitura do Recife - CAF de novembro de 2014 a novembro de 2016, e diversas passagens pela OAB como conselheiro e secretário da instituição.
Antônio Luiz Neto iniciou a fala dele afirmando que o Recife para ser amado tem de ser compreendida em seu todo e sua gente libertária. Para ele ser vereador é representar o povo não só de hoje, mas voltar-se para o passado e ver as lutas que lutamos. “Esse Palácio tem como patrono o abolicionista José Mariano. Ser filho de Recife é escrever sua história”.
Leonardo Accioly retribuiu a homenagem afirmando que estava vivendo momento de forte emoção e por isso agradeço ao vereador Antônio Luiz Neto, tricolor como eu, abraçou o povo dessa torcida tão sofrida. Disse que a Casa tem protagonismo de muitas lutas de resistência ao Estado Novo e à escravidão. “Daqui posso ver minha querida Faculdade de Direito por onde passaram gente como Castro Alves, Raul Pompeia, Ariano Suassuna, Miguel Arraes, Marco Maciel, Jayme Asfora (Sem Partido) e André Régis (PSDB), ambos vereadores desta Casa. É a segunda Faculdade que mais produziu ministros do Supremo”.
O homenageado disse que devia a Jayme Asfora a entrada dele na OAB-PE e por isso a atuação dele nos dá a certeza que sem política não podemos fazer transformações. “Negar a política como querem os brucutus da política é negar a democracia e marginalizar a religião, a homofobia, o preconceito, além de hipervalorizar alguns poderes. A OAB é uma das vozes atuantes da sociedade que preza pela imprensa livre, sem preconceitos na luta para se alcançar a tão almejada liberdade e igualdade de direitos”.
Carlos Gueiros enfatizou que na Casa são travados muitos debates, de toda ordem, especialmente pelos debates populares. Mas não é só o debate político, mas reconhecer o que é feito pela sociedade. É motivo de orgulho outorgar essa Medalha de Mérito.
Em 15.08.2019 às 17h33.